Brasil

Preferência entre PT e PSDB tem 1º empate técnico em 26 anos

Datafolha faz o levantamento sobre preferência partidária desde 1989 e o PT sempre esteve à frente do PSDB


	Eleitora de Aécio chora de tristeza, enquanto petista chora de alegria após resultado das eleições de 2014
 (Montagem com fotos de REUTERS e REUTERS)

Eleitora de Aécio chora de tristeza, enquanto petista chora de alegria após resultado das eleições de 2014 (Montagem com fotos de REUTERS e REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2015 às 19h42.

São Paulo - A preferência do eleitorado brasileiro pelo PT vem oscilando para baixo. Atualmente, 11% dizem ser simpatizantes da sigla da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula - eram 13% na medição do Datafolha em abril e 9% em março.

O PSDB, partido que vem polarizando a disputa presidencial com o PT desde 1994, por sua vez, vem em uma subida e tem agora 9% de preferência entre os eleitores brasileiros - tinha 7% em abril e 6% em março.

O resultado é um empate técnico entre os dois partidos, já que a margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais.

O instituto de pesquisas faz o levantamento sobre preferência partidária desde 1989 e o PT sempre esteve à frente do PSDB. A taxa mais alta de simpatia ao partido foi registrada em abril de 2012, com 31% do eleitorado.

Em março de 2013, antes das manifestações de junho que derrubaram as avaliações de governantes assim como de Dilma, o PT ainda mantinha um patamar alto.

Naquele mês, a sigla chegou a 29% de simpatizantes. Depois disso, veio registrando uma sequência de quedas.

Em 1989, o PSDB tinha 1% de preferência. Em dezembro de 1994, após a consolidação do Plano Real, o índice chegou a 6% e, em novembro de 2007, a 8%, o ponto mais alto do partido até aqui. Desde então, oscilou.

O PMDB, que chegou a liderar a preferência até 1998, aparece agora atrás do PT e do PSDB. O partido do vice-presidente Michel Temer tem hoje 6% de simpatizantes, mesmo número que o registrado em abril.

Em março, o PMDB tinha a preferência de 4% do eleitorado, segundo o Datafolha.

Pontuaram também, nesta edição da pesquisa, PSB, PV e PSOL, cada um com um ponto porcentual de preferência dos eleitores. O Datafolha ouviu 2.840 pessoas em 174 municípios brasileiros entre os dias 17 e 18 de junho.

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaDatafolhaGoverno DilmaOposição políticaPartidos políticosPolíticaPolítica no BrasilPSDBPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Dino convoca para fevereiro audiência com nova cúpula do Congresso para discutir emendas

Em decisão sobre emendas, Dino cita malas de dinheiro apreendidas em aviões e jogadas por janelas

Flávio Dino decide suspender pagamentos de emendas e manda PF investigar liberação de verbas

Rodízio de veículos em SP está suspenso a partir desta segunda, 23