Brasil

Prefeitura de São Paulo busca sócio para modernizar Anhembi

Ideia é fechar parceria público-privada para reformar o espaço

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 27 de abril de 2015 às 16h11.

São Paulo – Nos próximos dias, a Prefeitura de São Paulo deve realizar um chamamento para ouvir interessados em investir no Anhembi. A ideia inicial é buscar um parceiro que possa, junto com a São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de turismo e eventos da capital, modernizar o espaço.

Segundo Wilson Martins Poit, secretário de turismo de São Paulo e presidente da SPTuris, o Anhembi precisa de uma grande reforma e apenas os recursos públicos não são suficientes para tal remodelação.

“Queremos ouvir interessados em fechar uma parceria público-privada (PPP) e analisar suas propostas de melhorias para o Anhembi”, afirmou Poit em entrevista dada por telefone à EXAME.com.

A partir do chamamento, os interessados terão 90 dias para apresentar suas ideias e modelos de parcerias. “Pode ser até uma concessão, a Prefeitura vai selecionar a que melhor atender seus interesses”, disse.  

Melhorias

Dentre todos os itens que precisam ser melhorados no Anhembi, Poit destaca que o espaço precisa, por exemplo, da instalação de uma central de ar-condicionado.

Além disso, ele também avalia necessários projetos para construção de um estacionamento, de um hotel e de um  sistema de interligação que conecte o Anhembi à estação Tietê do Metrô – que fica cerca de um quilômetro de distância do local.

Com 400 mil metros quadrados, o Anhembi é um dos maiores centros de eventos da América Latina e é responsável por cerca de 30%dos principais eventos que acontecem no Brasil e mais de 50% dos eventos do Sudeste. O espaço recebe a cada dois anos, por exemplo, o Salão do Automóvel.

Todos os anos, mais de seis milhões de pessoas passam pelo pavilhão e cerca de 1.000 eventos são realizados no local. Para Poit, a modernização do Anhembi só trará benefícios para a cidade e atrair ainda mais interessados em locar o espaço.

A SPTuris estima que ainda neste ano o nome do parceiro seja divulgado. Valores necessários para as obras de modernização e prazo para a finalização do projeto ainda não foram divulgados.

Vale também lembrar que a PPP não inclui o sambódromo e a Arena Anhembi. 

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasInvestimentos de governoMetrópoles globaisParcerias público-privadassao-paulo

Mais de Brasil

Janja deve participar de campanha eleitoral onde PT terá candidatas às prefeituras

Com Lula e Alckmin, PT e PSB travarão embates em pelo menos metade das capitais; saiba quais

Em Campo Grande, Rose Modesto tem 34%, Beto Pereira, 15%, e Adriane Lopes, 15%, diz pesquisa Quaest

Após mudar domicílio eleitoral, Rosangela Moro confirma candidatura a vice-prefeita em Curitiba

Mais na Exame