Brasil

Prefeito de Cuiabá é afastado após indícios de irregularidades na Saúde

Além do afastamento de Emanuel Pinheiro e da prisão do chefe de gabinete, houve busca e apreensão no prédio da prefeitura e na casa do prefeito

 (Facebook Emanuel Pinheiro/Divulgação)

(Facebook Emanuel Pinheiro/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 19 de outubro de 2021 às 11h06.

Última atualização em 19 de outubro de 2021 às 11h12.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, foi afastado de suas funções nesta terça-feira (19) por ordem da Justiça em investigação sobre improbidade administrativa e ilegalidades na Secretaria Municipal de Saúde. O chefe de gabinete da prefeitura Antônio Monreal Neto, foi preso temporariamente.

  • Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME

Além do afastamento do prefeito e da prisão do chefe de gabinete acontece nesta manhã a busca e apreensão no prédio da prefeitura e na casa do prefeito e de sua esposa, Márcia Aparecida Kuhn Pinheiro.

Na operação Capistrum deflagrada nesta manhã também estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e sequestro de bens de Monreal Neto, da secretária adjunta de Governo e Assuntos Estratégicos, Ivone de Souza, e do ex-coordenador de Gestão de Pessoas, Ricardo Aparecido Ribeiro.

Além da medida criminal determinada pelo Tribunal de Justiça, o Ministério Público propôs, através do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, ação cível por ato de improbidade administrativa visando a aplicação das sanções da lei de improbidade, bem como apresentou pedidos de indisponibilidade de bens e afastamento de agentes públicos.

Em nota, a prefeitura afirma que Pinheiro recebeu a decisão de seu afastamento “com surpresa” e que o prefeito está à disposição para esclarecimentos.

Acompanhe tudo sobre:PandemiaPolíticosPrefeitosSaúde

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP