Brasil

Precisamos levar democracia a sério, diz Lula

O ex-presidente fez duras críticas às evidências de que os Estados Unidos espionaram Dilma e a Petrobras


	Ex-presidente Lula: "pode o Sr. Obama e seu sistema de inteligência ficar bisbilhotando as conversas da nossa presidenta?", questionou
 (Valter Campanato/ABr)

Ex-presidente Lula: "pode o Sr. Obama e seu sistema de inteligência ficar bisbilhotando as conversas da nossa presidenta?", questionou (Valter Campanato/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2013 às 14h04.

São Paulo - O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva fez duras críticas às evidências de que os Estados Unidos espionaram a presidente Dilma Rousseff e a Petrobras e pediu que a questão da democracia seja levada à sério no mundo globalizado. "Pode o Sr. Obama e seu sistema de inteligência ficar bisbilhotando as conversas da nossa presidenta? Cadê a decisão judicial que garante ouvir? Cadê a democracia?", indagou.

Lula pediu a criação de um fórum global para discutir o assunto e frisou a necessidade de uma governança global para colocar o presidente Obama, a premiê alemã Angela Merkel e Dilma em condições de igualdade.

O ex-presidente também criticou os EUA com relação ao fim dos estímulos monetários do Banco Central (FED), que tem sido motivo de apreensão nos mercados e de fortes oscilações do dólar nos últimos meses.

"Até pouco tempo o ouro era a moeda internacional. Quem inventou que dólar é a moeda padrão foram os americanos, que têm a maquininha para fazer o dólar", frisou, antes de pedir a "criação de uma moeda mundial" para evitar problemas como esse.

Ele voltou a citar as recentes manifestações de rua no discurso e a bandeira apartidária do movimento. "Me assusta profundamente algumas pessoas querendo negar a democracia, os partidos políticos, as entidades. Não é possível ter democracia se negarmos a existência dos partidos políticos", afirmou.

"O povo vai para a rua e é ótimo; todas as faixas que estão aí a Dilma já carregou", disse o ex-presidente, ao citar o passado de militante da presidente.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilLuiz Inácio Lula da SilvaEspionagemPartido Democrata (EUA)

Mais de Brasil

Lula afirma que Trump pretende ser 'dono da ONU' ao propor Conselho da Paz

Tarcísio veta obrigatoriedade de cardápio físico em restaurantes de SP

Anvisa proíbe venda de suplemento que prometia equilíbrio glicêmico sem comprovação científica

CNU divulga resultado preliminar da prova discursiva nesta sexta-feira; veja o horário