Brasil

Possibilidade de chuvas provoca estágio de atenção no RJ

O município do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção às 20h50 de hoje, após chance de chuva em alguns pontos da zona norte


	Chuva no Rio de Janeiro: estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três
 (Agência Brasil)

Chuva no Rio de Janeiro: estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2015 às 22h23.

O município do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção às 20h50 de hoje (16) porque, de acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, a atuação de áreas de instabilidade, associadas a uma frente fria que se desloca do oceano, pode provocar chuva em alguns pontos da zona norte.

O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três, e significa possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas, além de rajadas de vento e trovoadas.

A prefeitura do Rio recomenda que a população permaneça em casa ou procure local seguro, evitando áreas sujeitas a alagamentos ou deslizamentos.

Os moradores devem também verificar se há sinais de rachaduras nas residências. Se houver trincas ou abalo na estrutura, a Defesa Civil deve ser acionada pelo número 199. Neste caso, o melhor é não ficar em casa.

Quem estiver em áreas de risco precisa ficar atento aos alertas sonoros, que avisam do perigo de deslizamento. A recomendação é de que os moradores se dirijam aos pontos de apoio definidos pela Defesa Civil Municipal, que podem ser conhecidos no número 199.

Se houver ventos fortes ou chuvas com descargas elétricas, as pessoas devem evitar árvores ou a áreas descampadas. A prefeitura pede ainda que a população não ponha lixo nos pontos de coleta, porque a água da chuva pode levar o lixo e entupir bueiros e galerias.

Nos casos de emergência, os bombeiros podem ser chamados pelo número 193, a Defesa Civil pelo 199 e a Central de Atendimento da prefeitura pelo número 1746.

Acompanhe tudo sobre:Chuvascidades-brasileirasClimaMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Brasil

MP eleitoral pede suspensão de candidatura de Pablo Marçal

João Campos tem 71,6%, Gilson Machado, 11%, e Daniel Coelho, 5,3%, em Recife, aponta pesquisa Futura

Quem são os candidatos a prefeito de São Paulo nas eleições municipais de 2024

Veja faz debate com candidatos à prefeitura de SP: confira horário, onde assistir e quem participará

Mais na Exame