Brasil

Governo impede depoimento de servidor do MEC acusado por PF

Esmeraldo Malheiros Santos é acusado pela Polícia Federal (PF) de participar do esquema desbaratado pela Operação Porto Seguro


	Senado: o requerimento do líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR) foi rejeitado nesta terça-feira (27) por quatro votos a seis, na Comissão de Educação (CE)
 (Arquivo/ Agência Brasil/Senado, senadores)

Senado: o requerimento do líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR) foi rejeitado nesta terça-feira (27) por quatro votos a seis, na Comissão de Educação (CE) (Arquivo/ Agência Brasil/Senado, senadores)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2012 às 17h51.

Brasília - O governo conseguiu impedir o depoimento no Senado do ex-consultor jurídico do Ministério da Educação (MEC) Esmeraldo Malheiros Santos, acusado pela Polícia Federal (PF) de participar do esquema desbaratado pela Operação Porto Seguro.

O requerimento do líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR) foi rejeitado nesta terça-feira (27) por quatro votos a seis, na Comissão de Educação (CE), depois do líder do PT, senador Walter Pinheiro (BA), ter se manifestado contrário à proposta.

Pinheiro sugeriu o comparecimento do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no lugar do servidor. A substituição foi recusada pelo tucano, sob o argumento de que o titular da Pasta nada teria a acrescentar ao que já foi divulgado pela imprensa. "Já o senhor Esmeraldo tem muito o que dizer sobre a sua ligação com a organização criminosa", alegou.

O inquérito da PF acusa o consultor jurídico do Ministério da Educação de entregar a Paulo Rodrigues Vieira, apontado como sendo o chefe da quadrilha, pareceres da Pasta que seriam utilizados por faculdades ameaçadas de descredenciamento.

A polícia interceptou um e-mail de dezembro de 2010, no qual Paulo Vieira afirma: "Peça para a sua amiga fazer um bom relatório e logo", referindo-se à manifestação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela avaliação das faculdades.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilGoverno DilmaCorrupçãoEscândalosFraudesSenadoPolícia FederalMEC – Ministério da EducaçãoOperação Porto Seguro

Mais de Brasil

Brasil mantém segunda pior nota da história no Índice de Percepção da Corrupção

Novos ônibus elétricos têm sensores para evitar atropelamento de pedestre

Vai chover hoje? Veja a previsão do tempo nos estados do Brasil

Tempestade causa novos deslizamentos em São Sebastião e interdição em rodovia