Brasil

População asiática no Brasil cresce 173%

Crescimento é explicado, em grande parte, pelo retorno de brasileiros que moravam no Japão

População brasileira ganhou um grande reforço de povos de origem asiática (Foto: Abr)

População brasileira ganhou um grande reforço de povos de origem asiática (Foto: Abr)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de julho de 2011 às 11h25.

São Paulo - O Brasil viveu, na última década, uma explosão da população de origem asiática, explicada em grande parte pelo retorno de brasileiros que moravam no Japão e pela chegada de imigrantes vindos principalmente da China. Dados do Censo 2010 apontam 2,084 milhões de residentes no País que se declararam de cor ou raça amarela - um aumento de 1,322 milhão de habitantes em relação ao ano 2000, equivalente ao município de Guarulhos. Em dez anos, os "amarelos" cresceram 173,7%. Embora a proporção ainda seja muito pequena, os orientais e seus descendentes passaram de 0,45% para 1,09% da população.

No novo desenho da distribuição dos asiáticos, o Nordeste, e não mais o Sudeste, apresentou a maior proporção de população amarela, embora em números absolutos a concentração continue no Sudeste. São Paulo, que tem a maior comunidade japonesa do País, deixou de ser o Estado com maior porcentual de asiáticos e descendentes e caiu para sétimo lugar, apesar de ter tido aumento no número absoluto.

A atração pelo Nordeste pode ser explicada pelo aquecimento econômico, com investimentos em infraestrutura e serviços e aumento da demanda por mão de obra. Na população nordestina, o número de amarelos subiu quase dez vezes: passou de 67 mil em 2000 para 631 mil em 2010. O Piauí passou a ser o Estado com maior proporção de asiáticos, com 2,3% da população total. Em Fortaleza, o aumento também foi impressionante, de 3,5 mil para 33 mil.

Embora detalhes do Censo 2010 sobre nacionalidade ainda não estejam disponíveis, alguns números oficiais dão pistas para o aumento da população amarela. Segundo o Ministério da Justiça, o número de chineses legalmente residentes no Brasil aumentou 25% entre 2009 e 2010, passando de 28,5 mil para 35,2 mil. O Censo 2000 registrou a presença de 15 mil chineses. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosAmérica LatinaÁsiaDados de BrasilChinaJapão

Mais de Brasil

Ipsos-Ipec: 40% avaliam governo Lula como ruim ou péssimo

Ciclone extratropical deixa 100 mil sem luz na Grande São Paulo

Rodrigo Bacellar deixa prisão na PF após decisão do STF

Senado aprova PEC do marco temporal em segundo turno; proposta vai à Câmara