Exame Logo

Polícia Federal realiza 41ª fase da Lava Jato

A ação mira operações financeiras negociadas na aquisição pela Petrobras de direitos de exploração de petróleo em Benin, na África

Polícia Federal: agentes cumprem mandados em SP, DF e RJ (Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
DR

Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2017 às 07h30.

Última atualização em 26 de maio de 2017 às 08h09.

São Paulo - A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira, 26, a Operação Poço Seco, 41ª fase da Operação Lava Jato . Em nota, a PF informou que estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e três mandados de condução coercitiva nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo e no Distrito Federal.

A ação policial tem como alvo principal a investigação de complexas operações financeiras realizadas a partir da aquisição pela Petrobras de direitos de exploração de petróleo em Benin, na África, com o objetivo de disponibilizar recursos para o pagamento de vantagens indevidas ao ex-gerente da área de negócios internacionais da empresa.

Veja também

Em março deste ano, o juiz federal Sérgio Moro condenou o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por crimes de corrupção, de lavagem e de evasão fraudulenta de divisas, a 15 anos e 4 meses de prisão em ação penal sobre propinas na compra do campo petrolífero de Benin, pela Petrobras, em 2011.

O nome da fase (Poço Seco) é uma referência aos resultados negativos do investimento realizado pela Petrobras na aquisição de direitos de exploração de poços de petróleo em Benin/África.

Os investigados responderão pela prática dos crimes de corrupção, fraude em licitações, evasão de divisas, lavagem de dinheiro dentre outros. Os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba quando autorizados pelo juízo competente.

 

Acompanhe tudo sobre:distrito-federalOperação Lava JatoPolícia FederalRio de Janeirosao-paulo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame