Brasil

PMDB reassumirá nome que tinha durante a ditadura militar

O presidente nacional do partido já encaminhou um ofício ao TSE para voltar o nome da legenda ao que era durante o regime militar

Jucá: ele nega que a mudança do nome seja uma tentativa de "esconder" o partido atrás de uma nova marca (Marcelo Camargo/Agência Brasil/Agência Brasil)

Jucá: ele nega que a mudança do nome seja uma tentativa de "esconder" o partido atrás de uma nova marca (Marcelo Camargo/Agência Brasil/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 16 de agosto de 2017 às 14h52.

Última atualização em 16 de agosto de 2017 às 16h22.

Brasília - O presidente nacional do PMDB, Romero Jucá (RR), afirmou nesta quarta-feira, 16, que encaminhou um ofício ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para mudar o nome da legenda para MDB (Movimento Democrático Brasileiro), como era durante o regime militar.

A alteração, que tem o aval do presidente Michel Temer, deve ser concretizada em 27 de setembro, durante a convenção nacional da legenda.

Jucá nega que a mudança do nome seja uma tentativa de "esconder" o partido atrás de uma nova marca, já que a cúpula da legenda e o próprio Temer têm sido alvo de diversas denúncias relacionadas a escândalos de corrupção, especialmente no âmbito da Operação Lava Jato.

"Nós estamos querendo colocar o partido de acordo com o que tem de mais moderno no mundo hoje. Os novos partidos não são registrados como partido. Também estamos resgatando essa questão histórica, a nossa memória. Nós não queremos ser um partido, nós queremos ser uma força política. Queremos ganhar as ruas com uma nova programação", disse.

O MDB foi criado em 1966, para fazer oposição à Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido que dava sustentação à ditadura militar. O fim do bipartidarismo, em 1979, levou à reorganização do quadro partidário e fez o MDB virar PMDB.

Acompanhe tudo sobre:Michel TemerMDB – Movimento Democrático BrasileiroRomero JucáGolpe de 1964

Mais de Brasil

Por que Bolsonaro divulgou carta que formaliza Flávio para 2026

Governo de SP discute ações preventivas para chuvas no litoral no Ano Novo

Carlos Bolsonaro diz que médicos avaliam necessidade de novos procedimentos

Defesa de Bolsonaro pede a Moraes autorização para visita de cunhados e enteada