Brasil

Plataforma ajuda prefeitos a organizar gastos públicos

O Otimiza faz um diagnóstico da situação da cidade e recomenda ações para a prefeitura aumentar a arrecadação própria ou otimizar suas despesas

Cofre de porquinho (Divulgação/Imovelweb/Divulgação)

Cofre de porquinho (Divulgação/Imovelweb/Divulgação)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 5 de dezembro de 2017 às 06h00.

Última atualização em 5 de dezembro de 2017 às 09h26.

São Paulo – Sobreviver sem a ajuda de recursos federais e estaduais ainda é um desafio para a maioria das cidades brasileiras. Afinal, apenas 0,3% delas arrecadam mais do que recebem em transferências.

Pensando em ajudar a reverter o cenário de alta dependência financeira, o portal Meu Município lançou no último sábado (2) a plataforma Otimiza!, que faz um diagnóstico da situação da cidade e recomenda ações que cada prefeitura pode tomar para aumentar a arrecadação própria ou otimizar suas despesas.

Na prática, o gestor público precisa seguir apenas dois passos: escolher uma área para otimizar (como receita de IPTU, ISS ou despesas com saúde e educação) e responder algumas perguntas do Otimiza sobre dados e processos do município. No final, um plano de ação personalizado é gerado pela ferramenta.

“O nosso objetivo é melhorar a gestão municipal. Ter as finanças em ordem arrecadando aquilo que é de fato devido e gastando de forma inteligente”, diz Ana Dal Fabbro, gerente do Portal Meu Município. “Hoje em dia a cidade tem uma responsabilidade enorme e uma estrutura fiscal muito engessada. É preciso inovar”.

A ideia, segundo Ana, é que os prefeitos, secretários e equipes técnicas utilizem a ferramenta em busca de alternativas para equilibrarem suas contas e manterem a prestação de serviços públicos de qualidade. Vale ressaltar que a plataforma é aberta para qualquer cidadão e não gera custo nenhum para o município.

yt thumbnail

 

 

 

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasPrefeiturasIPTU

Mais de Brasil

Relator no TSE vota pela absolvição do senador Jorge Seif, acusado de abuso de poder econômico

Câmara aprova urgência de projeto que cria incentivos para instalação de data centers no Brasil

Crescimento anual de 20% nos gastos públicos exigirá ajuste fiscal, diz Mansueto

Novo aciona TSE contra Lula por desfile da Acadêmicos de Niterói