Brasil

Planos terão de cobrir exames de 29 doenças genéticas

A medida começa a valer a partir do dia 2 de janeiro de 2014, assim como o novo rol de procedimentos obrigatórios dos planos


	Exame médico: no total, foram acertadas 22 normas relacionadas à assistência, ao tratamento e aconselhamento de doenças genéticas
 (Chris Hondros/AFP)

Exame médico: no total, foram acertadas 22 normas relacionadas à assistência, ao tratamento e aconselhamento de doenças genéticas (Chris Hondros/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2013 às 17h22.

Brasília – A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou normas que ampliam a cobertura obrigatória dos planos de saúde para exames de 29 doenças genéticas.

A medida começa a valer a partir do dia 2 de janeiro de 2014, assim como o novo rol de procedimentos obrigatórios dos planos.

Um dos exames que deverá ser oferecido é para a análise dos genes BRCA1/BRCA2, usado na detecção de câncer de mama e ovário hereditários.

Outro incluído na lista é o teste para a diagnóstico da síndrome de Lynch, doença que aumenta o risco de câncer intestinal e outros tumores.

De acordo com a ANS, testes genéticos já eram obrigatórios, e com as novas diretrizes, ficam definidos critérios para uso da tecnologia e tratamento dessas doenças.

No total, foram acertadas 22 normas relacionadas à assistência, ao tratamento e aconselhamento de doenças genéticas. Uma das exigências, por exemplo, é que o exame seja prescrito por um geneticista.

A lista com as doenças abrangidas está disponível no site da ANS.

Acompanhe tudo sobre:Saúde no BrasilPlanos de saúdeGenéticaExames médicosANS

Mais de Brasil

PF solicita extensão do prazo para concluir perícia médica de Augusto Heleno

STF forma maioria contra uso do marco temporal na demarcação de terras indígenas

Enel culpa clima e diz que cumpre contrato em SP após pedido de rompimento

CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro