Brasil

Phelps visita vila olímpica e treina com crianças do Alemão

O norte-americano, que se aposentou das competições de natação depois das Olimpíadas de Londres neste ano, disse que deseja estar presente nos Jogos Olímpicos de 2016

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2012 às 14h00.

Rio de Janeiro – Recordista de medalhas olímpicas, o nadador norte-americano Michael Phelps visitou hoje (30) a vila olímpica do Complexo do Alemão, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. No local, Phelps nadou e treinou com mais de 20 crianças do conjunto de favelas e ainda distribuiu medalhas aos atletas mirins.

O norte-americano, que se aposentou das competições de natação depois das Olimpíadas de Londres neste ano, disse que deseja estar presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, mas apenas como espectador.

“Espero estar aqui, mas apenas assistindo, não competindo. Acho que será oportunidade para vir aqui e conhecer mais da cidade, provavelmente com a minha mãe. Poderemos experimentar juntos como é assistir a outras pessoas competindo. Talvez vocês até me vejam competindo, mas não na piscina. Se, de alguma forma, eu me tornar um grande golfista, talvez [participe da competição]. Mas acho isso muito improvável nos próximos três anos”, disse.

Phelps disse que, por enquanto, suas ambições com o golfe se resumem a vencer os amigos. O golfe será esporte olímpico em 2016.

Durante visita à vila olímpica do Alemão, Phelps também buscou passar uma mensagem positiva às crianças de que, com muita determinação, é possível tornar sonhos realidade. Segundo ele, a experiência de treinar com os pequenos na piscina foi incrível. “Experiências como essa são melhores do que muitas coisas que fiz na minha vida. A barreira da língua é difícil, mas pude ver os sorrisos e as expressões faciais das crianças”, destacou.

O nadador revelou que sua vida tem sido muito corrida desde que se aposentou das competições, com viagens ao redor de todo o mundo. Ele disse que deseja muito voltar para casa e que está acompanhando com preocupação as notícias sobre o Furacão Sandy, que atingiu os Estados Unidos. “Vi fotos de muitas casas que estão sob a água. Os prédios de amigos meus tiveram seus andares térreos inundados. Estou um pouco nervoso em voltar porque não sei se minha casa estará debaixo d'água ou não.”

Phelps também elogiou o nadador brasileiro Thiago Pereira, medalha de prata nas Olimpíadas de Londres, que, segundo ele, amadureceu como atleta e tem boas chances em 2016.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEsportesFavelasMetrópoles globaisNataçãoRio de Janeiro

Mais de Brasil

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos

Planejamento, 'núcleo duro' do MDB e espaço para o PL: o que muda no novo secretariado de Nunes

Lula lamenta acidente que deixou ao menos 38 mortos em Minas Gerais: 'Governo federal à disposição'

Acidente de ônibus deixa 38 mortos em Minas Gerais