Brasil

PF indicia 19 em fase da operação Zelotes envolvendo Gerdau

A 6ª fase foi deflagrada em fevereiro e o presidente-executivo do grupo siderúrgico Gerdau foi alvo de um dos mandatos de condução coercitiva na ocasião


	Operação Zelotes: segundo comunicado da PF, o relatório final do inquérito com o indiciamento de 19 pessoas foi encaminhado à Justiça na sexta
 (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Operação Zelotes: segundo comunicado da PF, o relatório final do inquérito com o indiciamento de 19 pessoas foi encaminhado à Justiça na sexta (Rovena Rosa/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2016 às 15h19.

São Paulo - A Polícia Federal anunciou nesta segunda-feira que indiciou 19 pessoas no âmbito da 6a fase da operação Zelotes, que investiga suspeitas de manipulação de julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

A 6ª fase foi deflagrada no final de fevereiro e o presidente-executivo do grupo siderúrgico Gerdau, André Gerdau Johannpeter, foi alvo de um dos mandatos de condução coercitiva na ocasião, em meio a acusações de que a empresa tentou sonegar até 1,5 bilhão de reais.

Segundo comunicado da PF, o relatório final do inquérito com o indiciamento de 19 pessoas foi encaminhado à Justiça na última sexta-feira e cita conselheiros e ex-conselheiros do Carf, advogados e membros da diretoria responsável da empresa investigada por sonegação. A PF não citou nominalmente a Gerdau no comunicado.

O comunicado fazia as ações do grupo inverterem de sinal nesta segunda-feira. Às 15h10, os papéis da companhia recuavam 1,8 por cento.

Procurada, a Gerdau informou que "até o momento, não recebeu informações oficiais sobre o tema e que se pronunciará somente após ser notificada".

Já o Ministério da Fazenda, órgão ao qual o Carf é vinculado, citou comunicado da semana passada em que afirma que a Corregedoria-Geral da pasta instaurou processo disciplinar para apurar responsabilidade dos agentes envolvidos.

Segundo a PF, o relatório encaminhado à 10a Vara da Justiça Federal no Distrito Federal tem 176 páginas e lista "uma série de provas obtidas pelos policiais e indicia os investigados por corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, tráfico de influência entre outros crimes".

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas brasileirasGerdauOperação ZelotesPolícia FederalSiderurgiaSiderurgia e metalurgiaSiderúrgicas

Mais de Brasil

Detentos fazem rebelião e incendeiam presídio em Franco da Rocha, na Grande SP

Convenções em SP começam neste sábado com indefinições

Artefatos indígenas retidos na França retornam ao Brasil

Convenções começam neste sábado com oficialização de candidaturas de Boulos, Paes e Fuad

Mais na Exame