Brasil

Petrobras e Rosneft farão estudos sobre gás na Amazônia

O convênio foi firmado entre os presidentes Dilma Rousseff e Vladimir Putin e prevê a análise de viabilidade econômica da exploração de gás na região


	Acordo: empresas buscarão soluções "voltadas para a liquefação de gás ou geração de energia"
 (Roberto Stuckert Filho/PR)

Acordo: empresas buscarão soluções "voltadas para a liquefação de gás ou geração de energia" (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2014 às 19h23.

Rio - A Petrobras informou nesta segunda-feira, 14, que firmou parceria com a estatal russa Rosneft para realizar estudos para exploração de gás na Bacia do Solimões, na região amazônica.

No comunicado, divulgado ao mercado, a companhia informa que assinou protocolo de entendimentos com o consórcio Solimões, que, além da estatal russa, também é formado pela petroleira brasileira HRT.

O convênio foi firmado na tarde da hoje entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente russo Vladimir Putin e prevê a análise de viabilidade econômica da exploração de gás na região.

Pelo acordo, as empresas buscarão soluções "voltadas para a liquefação de gás ou geração de energia, podendo haver uma conjugação entre essas duas opções". O convênio tem duração prevista de 12 meses.

A parceria entre a brasileira HRT e a russa Rosneft foi firmada em março deste ano, com a venda de 6% dos blocos da Bacia de Solimões para a empresa russa.

Pelo acordo, avaliado em US$ 96 milhões, a estatal russa se tornou a operadora dos poços, com 51% de participação. Na negociação também foi realizada a venda de quatro sondas de perfuração para a empresa russa.

No fato relevante divulgado pela HRT em março, a parceira russa ficaria responsável por financiar os investimentos na Bacia de Solimões pelo período de 12 meses, com valores estimados de US$ 40 milhões.

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaCapitalização da PetrobrasDilma RousseffEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGásGás e combustíveisIndústria do petróleoNegociaçõesPersonalidadesPetrobrasPetróleoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresVladimir Putin

Mais de Brasil

Número de praias impróprias para banho no litoral paulista sobe para 51

Gilmar Mendes, do STF, diz que governo da Venezuela não é democrático

Prefeito de BH, Fuad Noman passa por traqueostomia e está consciente

Exportação de bens de alta tecnologia foi a que mais cresceu entre os setores industriais em 2024