Brasil

Petrobras doa combustível para aeronaves de resgate em SP; abastecimento de água é normalizado

Terminal de São Sebastião, da Transpetro, serve de ponto de apoio

Petrobrás: aeronaves receberam 15 mil litros de querosene de aviação (Flickr / Governo de São Paulo/Divulgação)

Petrobrás: aeronaves receberam 15 mil litros de querosene de aviação (Flickr / Governo de São Paulo/Divulgação)

Agência Brasil
Agência Brasil

Agência de notícias

Publicado em 22 de fevereiro de 2023 às 12h39.

Última atualização em 22 de fevereiro de 2023 às 13h02.

As aeronaves que resgatam vítimas da tempestade que atingiu o litoral norte de São Paulo receberam 15 mil litros de querosene de aviação doados pela Petrobras, informou na manhã de hoje (22) a companhia estatal.

O Terminal de São Sebastião, da Transpetro, subsidiária da Petrobras, tem servido de ponto de apoio para as autoridades, e o heliponto da empresa está à disposição das equipes de emergência.

A subsidiária também doou itens de higiene e mantimentos ao Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de São Sebastião, cidade mais atingida pelo temporal, que causou mais de 40 mortes e deixou 1.730 desalojados e 766 desabrigados no estado de São Paulo.

Ao todo, foram doados à cidade paulista mais de 1,3 mil litros de água mineral, 600 litros de leite, 100 pacotes de leite em pó, 120 pacotes de achocolatado, 2,7 mil absorventes, 3,6 mil fraldas, 100 pacotes de lenços umedecidos, mais de 400 rolos de papel higiênico, 160 pacotes de sabão em pó, mais de 1 mil litros de água sanitária e 100 unidades de pano de chão. A Transpetro também enviou 300 litros de água para Camburi, outra cidade atingida pelas chuvas no litoral paulista.

O apoio da estatal às autoridades inclui sobrevoos de reconhecimento das áreas afetadas; disponibilização de equipes, equipamentos e infraestrutura do terminal para suporte às equipes de contingência (pilotos, policiais militares, bombeiros etc); e retroescavadeira para uso na região.

"A companhia também está mobilizando recursos para doação de cestas básicas, colchões e itens de suprimento para a comunidade; e lançou uma campanha de voluntariado para que os empregados da Transpetro e da Petrobras também possam contribuir com doações para as vítimas", informa a Petrobras.

Abastecimento de água é parcialmente restabelecido em São Sebastião

Boletim do governo de São Paulo, divulgado na manhã de hoje, 22,  informa que o serviço de água foi restabelecido nas áreas atendidas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), incluindo Boiçucanga, um dos bairros mais atingidos. Mas, localidades como Camburi, Camburizinho, Baleia e Sahy, que não são atendidos pela companhia, estão recebendo apenas copos de água e caminhões-tanques.

O boletim destaca que a travessia de balsa São Sebastião-Ilhabela foi completamente restabelecida ontem, após ser parcialmente suspensa entre 12h50 e 14h. O motivo da suspensão foi “dar maior celeridade ao fluxo de veículos na Rodovia Rio-Santos (SP-055), no sentido São Sebastião-São Paulo”.

Vítimas

Até o momento, 26 corpos, das 48 mortes,  já foram identificados e liberados para o sepultamento. Foram 47 mortes em São Sebastião e uma em Ubatuba. São 10 homens adultos, nove mulheres adultas e sete crianças. Todo o estado tem 1.730 desalojados e 766 desabrigados em decorrência das chuvas.

A secretaria estadual de Saúde informou que 28 adultos e seis crianças foram atendidas no Hospital Regional do Litoral Norte. Desse total, dez estão em estado grave e 18 estão estáveis. Duas pacientes, uma grávida e uma puérpera, foram transferidas para o Hospital Stella Maris. Nessa terça-feira (21), duas crianças, ambas de oito anos, foram encaminhadas ao Hospital Regional de São José dos Campos.

Previsão

O tempo segue instável na região. O dia começou com sol entre nuvens no litoral norte e as temperaturas sobem rápido. No final da manhã, uma nova frente fria favorece a formação de nuvens carregadas sobre a região. A previsão é de pancadas de chuva moderadas e fortes.

Em São Sebastião, o volume de chuvas deve chegar a 30 milímetros (mm). Em Ubatuba, os termômetros vão chegar a 30°C, com previsão de 25 mm de precipitação. O maior volume de chuva no litoral norte está previsto para Guarujá, com 40 mm.

Doações

Mais de 37,5 toneladas de doações foram enviadas para as vítimas da chuva no litoral norte paulista pelo Fundo Social de São Paulo e pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. Entre os principais donativos arrecadados estão água mineral, produtos de higiene e limpeza, colchões, alimentos e roupas. Em dinheiro, foram doados R$ 193.138,10.

Como faço pra ajudar as vítimas da chuva no litoral?

Quem quiser contribuir, é possível entregar donativos nas estações do Metrô e CPTM e terminais da EMTU, na Grande São Paulo. Ao todo, são 193 pontos de arrecadação. Também é possível doar em dinheiro pela conta Banco do Brasil - Agência nº 1897-X. C/C nº 19.490-5 e C/C 19.771-8.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasEstado de São PauloPraias

Mais de Brasil

Gramado suspende desfile de "Natal Luz" após acidente aéreo

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo em Gramado

Quem foi Luiz Galeazzi, empresário morto em queda de avião em Gramado

Em SP, 65.000 seguem sem luz e previsão é de chuva para a tarde deste domingo