Brasil

Petistas citam "inúmeras marcas" do governo Dilma

O que divide as opiniões do analistas é qual será o foco da campanha eleitoral em meio aos diversos programas sociais encampados pela presidente

Presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participam do 5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participam do 5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de dezembro de 2013 às 09h26.

São Paulo - Se para os cientistas políticos a presidente Dilma Rousseff deve apostar no aprofundamento das conquistas sociais como marca de sua gestão ao longo da campanha pela reeleição em 2014, para os petistas haverá muito mais de uma bandeira a ser explorada na disputa eleitora do próximo ano.

O partido fala em "inúmeras marcas", citando os programas de inclusão social encabeçados por Dilma.

A avaliação do presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão, é de que o governo Dilma "possui inúmeras marcas" que vêm transformando a realidade do País. Falcão cita ainda que o governo assumiu "compromissos claros com a inclusão social, econômica e da cidadania", sobretudo dos mais pobres.

"Tem várias marcas importantíssimas na área da saúde, na educação, como o Pronatec e o Ciência sem Fronteiras, no combate à miséria", complementa o deputado estadual Edinho Silva (PT-SP).

Tanto Edinho como Falcão são cotados para integrar equipe que organizará a campanha de Dilma à reeleição, junto de Lula, do publicitário João Santana e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

O que divide as opiniões do analistas é qual será o foco da campanha eleitoral ao Palácio do Planalto no próximo ano, em meio aos diversos programas sociais encampados pela presidente.

"O que move o modelo Dilma é um projeto de Brasil que cresça economicamente, combata a miséria e distribua renda", define Edinho. "Mas para dar conta há várias iniciativas que fazem com que o projeto se concretize", tenta explicar o deputado.

"O Mais Médicos exigiu uma coragem imensa da presidente e o Pronatec é a porta de saída de todos os programas sociais", define Edinho. Para Falcão, foram "programas sociais inovadores" implantados nos últimos três anos.

Infraestrutura

O esforço da presidente para tirar do papel projetos de infraestrutura, com o Programa de Investimentos em Logística e as concessões de portos, aeroportos, ferrovias e ferrovias também deverá nortear a análise dos três anos de gestão da presidente.

"Também destaco como marca do governo Dilma os projetos de infraestrutura e logística, fundamentais para o desenvolvimento do País", diz Rui Falcão. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEleiçõesEleições 2014PersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Quem são os candidatos a vereador em Recife nas eleições de 2024; veja os números

Depois de atingir o RS, 'chuva preta' pode chegar a São Paulo?

Eduardo Paes tem 58,2% e Alexandre Ramagem, 14,3%, no Rio, aponta pesquisa Futura

Elmar mantém candidatura na Câmara e fala sobre Lira: 'Ele me procurou, mas não tive tempo'