Brasil

Pesquisas eleitorais: 23 capitais terão levantamentos essa semana; veja a lista completa

Até domingo, 18, estão previstos, ao todo, 42 levantamentos sobre as intenções de voto para prefeito. Apenas Belém, Porto Alegre e São Paulo não terão pesquisas

Dos 31 estudos previstos, a maioria deles, 17, ao todo, foram realizados pelo Instituto Futura e encomendados pela empresa 100% Cidades e Participações / Foto: TSE/Divulgação

Dos 31 estudos previstos, a maioria deles, 17, ao todo, foram realizados pelo Instituto Futura e encomendados pela empresa 100% Cidades e Participações / Foto: TSE/Divulgação

Publicado em 13 de agosto de 2024 às 15h02.

Última atualização em 13 de agosto de 2024 às 15h38.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

Na semana que marca o início da campanha eleitoral de 2024, ao menos 42 pesquisas eleitorais estão previstas sobre a corrida para a prefeitura de 23 capitais. Desse total, apenas São Paulo, Porto Alegre e Belém não terão nenhum levantamento até este domingo, 18. Já os municípios Natal, no Rio Grande do Norte, Fortaleza, no Ceará, Aracaju, em Sergipe, e Rio Branco, no Acre, terão de dois a três levantamentos ao longo da semana. Em Belo Horizonte, seis pesquisas foram registradas.

As informações constam em plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que obriga as entidades e empresas que realizarem levantamentos de opinião pública relativos às eleições e candidatos a cadastrarem os estudos junto à Justiça Eleitoral. O registro de pesquisas eleitorais, contudo, não implica obrigatoriedade de divulgação de seus resultados, de acordo com a Resolução nº 23.676/2021.

Com isso, um instituto ou empresa pode realizar o levantamento, mas não necessariamente divulgá-lo ao público. Dos 31 estudos previstos, a maioria deles, 17, ao todo, foram realizados pelo Instituto Futura e encomendados pela empresa 100% Cidades e Participações, com sede em Vitória. Somente as capitais do Amazonas, Ceará, Paraíba e Rondônia não terão pesquisas divulgadas pelos grupos.

Confira as pesquisas de 12 a 18 de agosto previstas:

Início da campanha eleitoral

A partir de 16 de agosto, todos os candidatos às prefeituras e às vereança dos 5.568 municípios brasileiros poderão iniciar suas campanhas eleitorais. Com isso ficarão autorizadas publicidades e manifestações com pedido explícito de voto em atos de campanha, reuniões, congressos e seminário e materiais panfletários. Os eventos poderão ser transmitidos ao vivo nos perfis e canais de pré-candidatos e legendas.

Até quando os candidatos podem se registrar?

Os partidos políticos têm até esta quinta-feira, 15, para oficializar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as candidaturas para prefeito e vereador destas eleições de 2024. A etapa é obrigatória para garantir a participação no pleito. Entre esta sexta, 9, e a noite desta segunda, 12, de acordo com dados da Justiça Eleitoral, os registros de candidaturas pedidas passaram de 149.053 para mais de 262 mil candidaturas.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024

Mais de Brasil

Capitão Wagner tem 28,4% e André Fernandes, 21, 3%, em Fortaleza, aponta pesquisa Futura

Satélite da NASA registra fumaça 'inusitada e intensa' de queimadas na Amazônia

Microalga tóxica que causa diarreia é detectada em quatro praias do litoral de SP

Queda em Vinhedo: acidente aéreo da Voepass é o que registrou mais mortes no mundo em 2024

Mais na Exame