Brasil

Pesquisa: Lula e Obama são considerados melhores governantes

Latino-americanos também elegeram Fidel Castro como o pior líder político das Américas

Obama e Lula: na pesquisa, Brasil foi considerado país com mais liderança na região (Chip Somodevilla/Getty Images)

Obama e Lula: na pesquisa, Brasil foi considerado país com mais liderança na região (Chip Somodevilla/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2010 às 17h48.

Santiago - Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados Unidos, Barack Obama, são os mais bem avaliados pelos latino-americanos, enquanto o ex-governante cubano, Fidel Castro, ocupa o último lugar, segundo uma pesquisa do Latinobarômetro 2010 publicada nesta sexta-feira em Santiago.

Lula empata com Obama em popularidade. Os dois obtiveram nota 6,3 (em uma escala de 1 a 10), mantendo as posições da pesquisa do ano passado, que também os situava no topo da lista com notas 7 e 6,4 respectivamente.

O Rei da Espanha, Juan Carlos I, novamente ocupa o terceiro lugar com nota 5,8.

Em seguida aparecem os presidentes de El Salvador, Mauricio Funes, México, Felipe Calderón, e do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, que empatam com nota 5,6.

Já o ex-presidente cubano Fidel Castro, com nota 3,8, e o governante venezuelano, Hugo Chávez, com 3,9, foram considerados os piores governantes pelos latino-americanos.

Os novos presidentes de Colômbia, Juan Manuel Santos; Uruguai, José Mujica; Costa Rica, Laura Chinchilla, e Chile, Sebastián Piñera, que aparecem pela primeira vez na pesquisa, obtiveram notas 5,5, 5,4, 5,3 e 5 respectivamente.

O presidente do Equador, Rafael Correa, obteve nota 5,2 e a governante argentina, Cristina Fernández de Kirchner, 5,1.

Já os presidentes paraguaio, Fernando Lugo, peruano, Alan García, boliviano, Evo Morales, e nicaraguense, Daniel Ortega, receberam notas 4,9, 4,8, 4,7 e 4,3 respectivamente.

O Brasil também foi considerado o país com mais liderança na região, assim como em anos anteriores, segundo 19% dos entrevistados.

A dez pontos de distância estão EUA e Venezuela, com 9%.

A pesquisa foi realizada entre 4 de setembro e 6 de outubro em 18 países da região, não incluindo Cuba, e consultou 20.204 pessoas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Servidores do INSS entram em greve por tempo indeterminado

Jogo do Tigrinho deverá ter previsão de ganho ao apostador para ser autorizado; entenda as regras

Após águas baixarem, fóssil achado com 'preservação quase completa', é um dos mais antigos do mundo

Mais na Exame