Brasil

Pesquisa Datafolha: Lula é aprovado por 38%, e reprovado por 29%

Pesquisa entrevistou 2.028 eleitores em 126 cidades na quarta-feira, 29, e na quinta, 30. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos

Lula: presidente assumiu mandato em 1º de janeiro. (Anna Moneymaker//Getty Images)

Lula: presidente assumiu mandato em 1º de janeiro. (Anna Moneymaker//Getty Images)

Publicado em 1 de abril de 2023 às 10h56.

Última atualização em 4 de abril de 2023 às 14h24.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao fim dos seus primeiros três meses de governo com aprovação de 38% da população, reprovação de 29%, avaliação regular de 30% e outros 3% de pessoas afirmando que não sabem avaliar.

Isso é o que mostra a pesquisa do Datafolha divulgada nesta sábado, 1º. O levantamento entrevistou 2.028 eleitores em 126 cidades na quarta-feira, 29, e na quinta, 30. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

A aprovação de 38% significa que para essa fatia da sociedade, o governo de Lula tem sido bom ou ótimo. E a desaprovação abrange aqueles que consideram a atual gestão ruim ou péssima.

Segundo o levantamento, a desaprovação a Lula ficou igual à registrada pelo seu antecessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no mesmo momento de seu governo, em 2019.

Comparação com últimos governos

O Datafolha mostrou ainda que o desempenho de Lula está pior do que nos seus últimos dois mandatos. Nos primeiros três de 2003, ele era aprovado por 43%, tendo somente 10% de reprovação; enquanto no mesmo período de 2007, teve 48% e 14%, respectivamente.

Já na comparação com outros ex-presidentes, a pesquisa apontou que a aprovação atual de Lula é parecida à de Fernando Henrique Cardoso (39% em 1995), Fernando Collor (36% em 1990) e Itamar Franco (34% em 1992), mas abaixo da sua sucessora, Dilma Rousseff (47% em 2011).

Avaliação nos primeiro dias de governo

Além do Datafolha, EXAME/IDEIA fez uma pesquisa nos primeiros dias de mandato do presidente, ainda em janeiro. Na época, 41% dos brasileiros avaliavam o governo Lula como ótimo ou bom — 28% o avaliaram como ruim ou péssimo. Outros 18% classificaram como regular. As duas pesquisas não podem ser comparadas por terem metodologias diferentes, mas dão uma dimensão da popularidade do presidente.

A título de comparação, a primeira pesquisa do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), divulgada no dia 10 de janeiro de 2019, os brasileiros que consideravam o governo como ótimo ou bom somavam 50%, e aqueles que achavam ruim ou péssimo eram 22%. Quem avaliava o trabalho do ex-presidente como regular totalizava 28%.

Para a sondagem, foram ouvidas 1,5 mil pessoas de todo o Brasil, por telefone, entre os dias 10 e 13 de janeiro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança de 95%. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.

Acompanhe tudo sobre:Governo LulaLuiz Inácio Lula da SilvaDatafolhaPesquisa

Mais de Brasil

Senado aprova obrigatoriedade de exame toxicológico para 1ª carteira de motorista

Senado aprova projeto para restringir uso de celular em escolas

Linha 11-Coral da CPTM segue com superlotação após descarrilhamento; veja alternativas

Posso tirar o nome do meu pai/mãe da certidão de nascimento?