Brasil

Pernambuco receberá penitenciária federal de segurança máxima

O Sistema Penitenciário Federal tem, atualmente, quatro unidades localizadas respectivamente no Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte e Rondônia

Segurança máxima: a construção de cinco desses complexos está prevista no Plano Nacional de Segurança, lançado em janeiro pelo governo federal (Giuseppe Cacace/AFP/AFP)

Segurança máxima: a construção de cinco desses complexos está prevista no Plano Nacional de Segurança, lançado em janeiro pelo governo federal (Giuseppe Cacace/AFP/AFP)

AB

Agência Brasil

Publicado em 10 de abril de 2017 às 15h15.

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) informou hoje (10) que o estado de Pernambuco foi selecionado para sediar uma penitenciária federal de segurança máxima.

A construção de cinco desses complexos está prevista no Plano Nacional de Segurança, lançado em janeiro pelo governo federal.

A primeira unidade da federação escolhida foi o Rio Grande do Sul.

Por meio de nota, o Depen destacou que uma equipe do órgão, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e responsável pela gestão do sistema penitenciário, chegou a Pernambuco hoje para vistoriar terrenos que atendam às necessidades da obra.

O Sistema Penitenciário Federal tem, atualmente, quatro unidades localizadas em Campo Grande (MS), Catanduvas (PR), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO).

A quinta está sendo construída em Brasília.

"O objetivo dessas penitenciárias é oferecer aos estados capacidade de isolamento de lideranças do crime organizado, conforme prevê a Lei de Execução Penal", ressaltou o comunicado.

A previsão é que sejam transferidos para esses locais presos condenados e provisórios, sujeitos ao Regime Disciplinar Diferenciado, líderes de organizações criminosas, detentos responsáveis pela prática reiterada de crimes violentos, de alta periculosidade e por atos de fugas ou grave indisciplina, além de réus colaboradores ou delatores premiados.

Acompanhe tudo sobre:crime-no-brasilPernambucoPrisões

Mais de Brasil

PM afasta policial que atirou à queima-roupa em rapaz em São Paulo

Tarifa de ônibus em SP será de R$ 5,00; veja quando passa a valer

Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto

Chega a oito o número de mortes confirmadas após queda de ponte