Perdi o prazo para tomar a vacina da covid-19, e agora?

A prefeitura da capital paulista recomenda que o cidadão procure uma unidade de saúde para a aplicação da vacina contra o coronavírus assim que a sua vez chegar
 (Eduardo Frazão/Exame)
(Eduardo Frazão/Exame)
Por Gilson Garrett JrPublicado em 09/07/2021 14:22 | Última atualização em 09/08/2021 20:24Tempo de Leitura: 2 min de leitura

O calendário de vacinação contra a covid-19 em todo o Brasil segue o critério de idade, de forma decrescente. Assim como em outras cidades, São Paulo estabelece um dia específico para cada faixa etária receber a primeira dose. O processo ajuda a organizar a distribuição e garantir que não faltem imunizantes. Mas nem sempre é possível ir a um posto de saúde no dia determinado, seja por algum compromisso, ou porque está doente, com algum sintoma como febre.

  • Está na hora de sair do emprego ou vale a pena continuar? Invista na sua carreira. Assine a EXAME.

Nestes casos, a prefeitura da capital paulista recomenda que o cidadão procure uma unidade de saúde para a aplicação da vacina contra o coronavírus assim que a sua vez chegar. Caso não possa comparecer no dia dedicado à sua idade, vá logo em seguida.

Vale ressaltar que essa possibilidade de receber a vacina em outro dia não permite a escolha do imunizante. A prefeitura de São Paulo reforça que todas as doses utilizadas no país são seguras e foram liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - saiba como cada uma funciona.

Além disso, é muito importante respeitar o prazo da segunda dose de cada vacina. Somente após o esquema completo é que a pessoa está completamente protegida. Também é fundamental respeitar os protocolos de segurança, como o uso obrigatório de máscara e distanciamento social.

Calendário de vacinação na cidade de SP

  • Sábado (7): mutirão de vacinação de segunda dose para todos os grupos
  • Segunda-feira (9): repescagem de primeira dose de todos os grupos e segunda dose
  • Terça-feira (10) e quarta-feira (11): 24 anos
  • Quinta-feira (12): 23 anos
  • Sexta-feira (13): 22 anos
  • Sábado (14): 21 anos

Como saber se tem fila?

Para conferir como está a situação da fila no posto onde deseja ir, basta acessar o site De Olho na Fila. Os locais estão divididos em ‘Posto-Volante’, ‘Drive-Thru e Mega Posto’. Há ainda uma outra categoria que classifica as unidades por regiões: Centro, Leste, Norte, Oeste e Sul.

Ao selecionar o posto de vacinação, há uma indicação por cor de como está a situação. Verde significa sem filas; amarelo é uma fila pequena; laranja é quando está média; vermelho é sinônimo de fila grande; e cinza é de locais sem dados disponíveis.


Toda semana tem um novo episódio do podcast EXAME Política. Disponível abaixo ou nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcasts