Brasil

Percentual da população que tem plano de saúde aumenta

No Brasil, 24,7% da população têm acesso a planos de saúde, mas a cobertura pela saúde privada é concentrada na Região Sudeste, mostra pesquisa do IBGE


	Carteirinhas de planos de saúde: entre os estados, São Paulo tem a maior cobertura, com 43,6% da população com plano de saúde
 (Agência Brasil)

Carteirinhas de planos de saúde: entre os estados, São Paulo tem a maior cobertura, com 43,6% da população com plano de saúde (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2013 às 09h40.

Rio de Janeiro - No Brasil, 24,7% da população têm acesso a planos de saúde. Em 2002, a proporção era 17,9%. A estimativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi analisada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Síntese de Indicadores Sociais – Uma Análise das Condições de Vida dos Brasileiros, divulgada hoje (29).

Porém, a cobertura pela saúde privada é concentrada na Região Sudeste, que detém 64% dos planos. Entre os estados, São Paulo tem a maior cobertura, com 43,6% da população com plano de saúde no ano passado, enquanto no Acre apenas 5,6% das pessoas tinham o serviço contratado.

O IBGE também destaca que faltam médicos no país como um todo, mas a desigualdade regional também é muito acentuada. Enquanto o Ministério da Saúde recomenda a proporção de 2,5 médicos por mil habitantes, a média brasileira está em 1,95, variando de 0,98 na Região Norte a 2,61 no Sudeste. Os dados, de 2011, são do Conselho Federal de Medicina.

Quanto aos investimentos, o IBGE identifica um direcionamento de recursos para a atenção básica. Em 2002, 17,4% da população eram cobertos por equipes da Saúde da Família, índice que subiu para 54,8% em 2012, distribuídos por 5.297 municípios.

O estudo também destaca diminuição dos indicadores de mortalidade infantil e materna, além do aumento dos índices de tratamento da aids e de capilaridade da atenção básica. Por outro lado, o IBGE alerta para a falta de avanços para proporcionar mais qualidade de vida relativa ao envelhecimento e de pesquisas para tratar doenças que ainda têm alta incidência no país, como a malária.

Acompanhe tudo sobre:EstatísticasIBGEPlanos de saúdeSaúde

Mais de Brasil

Desde o início do ano, 16 pessoas foram baleadas ao entrarem por engano em favelas do RJ

Justiça suspende revisão que permitiria construção de condomínios nos Jardins

Dino convoca para fevereiro audiência com nova cúpula do Congresso para discutir emendas

Em decisão sobre emendas, Dino cita malas de dinheiro apreendidas em aviões e jogadas por janelas