Brasil

PEC que zera impostos de videogames está pronta para ser votada no Senado

A PEC pretendia reduzir a carga tributária sobre o segmento de 72% para 9%, mas os senadores optaram por zerar os impostos

Jogos e consoles fabricados no Brasil: Medida visa fomentar a indústria nacional (MIcrosoft/Divulgação)

Jogos e consoles fabricados no Brasil: Medida visa fomentar a indústria nacional (MIcrosoft/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 20 de janeiro de 2020 às 20h04.

São Paulo - A proposta de emenda à Constituição que zera impostos sobre jogos e consoles de videogames produzidos no Brasil está pronta para ser votada após o recesso do Senado, em fevereiro, após reunir 150 mil manifestações favoráveis da população, afirmou a agência Senado, nesta segunda-feira.

A PEC pretendia reduzir a carga tributária sobre o segmento de 72% para 9%, mas durante tramitação pelas comissões do Senado os senadores optaram por zerar os impostos "sobre jogos e consoles fabricados no Brasil, como forma de fomentar a indústria nacional", afirmou a agência.

A proposta foi enviada ao portal de cidadania do Senado pelo internauta Kenji Kikuchi em 8 de maio de 2017 e já no mesmo dia conseguiu 20 mil apoios necessários para poder tramitar no Senado, afirmou a agência.

Porém, o senador Cid Gomes (PDT-CE) manifestou-se contra o relatório de Telmário Mota (Pros-RR), que formalizou a PEC 51/2017. "O Brasil ainda sofre com deficits primários elevadíssimos, e falta dinheiro no Orçamento para tudo. Não é hora de aprovar uma PEC como essa", disse Gomes, segundo a agência. Ele afirmou que um estímulo melhor ao setor viria de créditos para pesquisas, combate à pirataria e tributação maior sobre importados.

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto no ano passado que reduziu o Imposto de Produtos Industrializados (IPI) que incide sobre videogames e consoles de 20% a 50% para 16 a 40%.

Acompanhe tudo sobre:GamesImpostos

Mais de Brasil

“Rio atmosférico” pode provocar até 200 mm de chuva no RS nesta semana

Governo do Rio envia ao STF plano para retomar controle de áreas dominadas pelo crime

Moraes concede prisão domiciliar para general Augusto Heleno

Justiça condena Washington Reis por fraude imobiliária em Duque de Caxias