Brasil

PC do Piauí investiga grampos em gabinete de prefeito

Grampos foram encontrados também no gabinete do Secretário de Governo e dentro da sala de reuniões da prefeitura


	Teresina: além da Prefeitura da cidade, outros órgãos governamentais serão inspecionados pela Polícia Civil após o encontro dos grampos
 (Wikimedia Commons)

Teresina: além da Prefeitura da cidade, outros órgãos governamentais serão inspecionados pela Polícia Civil após o encontro dos grampos (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2013 às 16h54.

Teresina - O delegado geral da Polícia Civil do Estado do Piauí, James Guerra, informou nesta sexta-feira que foi registrado um Boletim de Ocorrência e que também foi feita pericia no prédio da Prefeitura de Teresina e agora será aberto inquérito policial para apurar a responsabilidade pela instalação de grampos localizados no prédio e no gabinete do prefeito. 

Segundo James Guerra, o inquérito ainda terá um delegado designado para presidi-lo e deve seguir em caráter sigiloso. O prefeito Firmino Filho (PSDB) determinou que as fechaduras da Prefeitura também sejam trocadas.

Ele informou que o BO foi registrado pelo secretário de governo, Luciano Nunes, nesta sexta-feira pela manhã. "Vamos investigar tudo em todas as vertentes. O inquérito tem uma série de medidas, que serão reservadas. As providencias são de praxe. Já destacamos uma equipe para verificar o prédio. Temos um prazo de 30 dias, por lei, para concluir o inquérito, mas se for preciso pediremos prorrogação do prazo.", acrescentou o delegado geral.

Os grampos foram encontrados dentro do gabinete do prefeito, dentro da sala de reuniões e no gabinete do Secretário de Governo, em telefones e luminárias. Foi feita uma vistoria e identificadas as escutas telefônicas. Firmino Filho determinou que fosse feita uma busca em todo o prédio para verificar se existem outros grampos. O prefeito informou que a fita adesiva que segurava o material era nova, o que denota que a escuta foi instalada há pouco tempo.

Os peritos da Polícia Civil, segundo James Guerra, fizeram varreduras no prédio da Prefeitura, mas outros órgãos serão inspecionados pela equipe. Ele não quis adiantar se foram encontradas novas escutas. O secretário de Governo, Luciano Nunes, confirmou que foram encontrados três grampos no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura. São três microfones de ambiente que retransmitiam áudio até 600 metros de alcance a um aparelho receptor.

Os aparelhos foram encontrados numa varredura de segurança realizada no primeiro dia de trabalho da nova administração. "O fato causou estranheza e surpresa e por isso registramos um boletim de ocorrência para acionarmos a Polícia Civil", informou Luciano Nunes, que esteve pela manhã na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil pedindo providências, dizendo ainda que o equipamento é novo, não está empoeirado. Firmino Filho recebeu o governo da Prefeitura de Teresina de Elmano Ferrer, do PTB. A reportagem tentou contato telefônico com o ex-prefeito e com sua assessoria, mas não obteve êxito.

Acompanhe tudo sobre:CrimePiauíTelecomunicações

Mais de Brasil

Ex-vice presidente da Caixa é demitido por justa causa por assédio sexual

Alíquota na reforma tributária dependerá do sucesso do split payment, diz diretor da Fazenda

Reforma tributária: governo faz 'terrorismo' para impedir novas exceções, diz senador Izalci Lucas

Linhas 8 e 9 começam a disponibilizar Wi-Fi gratuito em todas as estações; saiba como acessar