Brasil

Passe livre, troca de bandeira, veja o que mais está em votação hoje

Cinco municípios farão consulta popular nestas eleições, com plebiscitos ou referendos; confira

As 5.565 municípios do país terão consultas populares para discutir temas como adoção de passe livre estudantil, mudanças de nome e bandeira do município (Evaristo Sa/AFP/Getty Images)

As 5.565 municípios do país terão consultas populares para discutir temas como adoção de passe livre estudantil, mudanças de nome e bandeira do município (Evaristo Sa/AFP/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 6 de outubro de 2024 às 11h33.

Além do pleito municipal, eleitores de cinco dos 5.565 municípios do país irão escolher mais do que candidatos a vereador e prefeito neste domingo. Essas cidades terão consultas populares para discutir temas como adoção de passe livre estudantil, mudanças de nome e bandeira do município.

As consultas podem ocorrer na forma de plebiscito, quando a população dá sua opinião antes da aprovação de uma lei, ou de um referendo, quando o eleitorado confirma ou rejeita uma lei já aprovada. O prazo de inscrição para uma consulta na eleição deste ano foi encerrado em 8 de julho.

Neste ano, ocorrerá um referendo, em Belo Horizonte. No ano passado, os vereadores da capital mineira aprovaram uma nova bandeira para a cidade. Agora, a população irá dizer se concorda ou não com a mudança.

As demais quatro consultas serão plebiscitos. Em São Luís (MA), os eleitores vão opinar se querem a adoção de um passe livre estudantil. Caso a ideia seja aprovada, os vereadores passarão a discuti-la no ano que vem.

Duas cidades vão ter discussões sobre a mudança de seu nome. Em Governador Edison Lobão (MA), a opção é mudar para Ribeirãozinho do Maranhão. Já em São Luiz (RR), a possibilidade é alterar o nome para São Luiz do Anauá.

Em Dois Lajeados (RS), a população vai dizer se concorda com a construção de um novo centro administrativo municipal na área do Parque Municipal de Eventos João de Pizzol.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024

Mais de Brasil

Lula sanciona projeto de eólicas em alto-mar com veto a 'jabutis' que encareceriam conta de luz

Teto do seguro-desemprego sobe para R$ 2.424,11 após reajuste

Moraes determina que Bolsonaro comprove convite para posse de Trump

Líder do governo Lula diz que Venezuela é ditadura e posse de Maduro é 'ilegítima'