Brasil

Passe livre, troca de bandeira, veja o que mais está em votação hoje

Cinco municípios farão consulta popular nestas eleições, com plebiscitos ou referendos; confira

As 5.565 municípios do país terão consultas populares para discutir temas como adoção de passe livre estudantil, mudanças de nome e bandeira do município (Evaristo Sa/AFP/Getty Images)

As 5.565 municípios do país terão consultas populares para discutir temas como adoção de passe livre estudantil, mudanças de nome e bandeira do município (Evaristo Sa/AFP/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 6 de outubro de 2024 às 11h33.

Além do pleito municipal, eleitores de cinco dos 5.565 municípios do país irão escolher mais do que candidatos a vereador e prefeito neste domingo. Essas cidades terão consultas populares para discutir temas como adoção de passe livre estudantil, mudanças de nome e bandeira do município.

As consultas podem ocorrer na forma de plebiscito, quando a população dá sua opinião antes da aprovação de uma lei, ou de um referendo, quando o eleitorado confirma ou rejeita uma lei já aprovada. O prazo de inscrição para uma consulta na eleição deste ano foi encerrado em 8 de julho.

Neste ano, ocorrerá um referendo, em Belo Horizonte. No ano passado, os vereadores da capital mineira aprovaram uma nova bandeira para a cidade. Agora, a população irá dizer se concorda ou não com a mudança.

As demais quatro consultas serão plebiscitos. Em São Luís (MA), os eleitores vão opinar se querem a adoção de um passe livre estudantil. Caso a ideia seja aprovada, os vereadores passarão a discuti-la no ano que vem.

Duas cidades vão ter discussões sobre a mudança de seu nome. Em Governador Edison Lobão (MA), a opção é mudar para Ribeirãozinho do Maranhão. Já em São Luiz (RR), a possibilidade é alterar o nome para São Luiz do Anauá.

Em Dois Lajeados (RS), a população vai dizer se concorda com a construção de um novo centro administrativo municipal na área do Parque Municipal de Eventos João de Pizzol.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024

Mais de Brasil

Perícia da PF sobre exames de Bolsonaro será enviada ao STF na próxima semana

Vieira afirma que bancada do MDB no Senado se manifestará contra PL da Dosimetria

STF determina que empregador e INSS paguem benefício a vítimas de violência doméstica

Sob risco em SP, Enel já saiu de Goiás após pressão por resultados ruins