Brasil

Parque Olímpico do Rio será feito por arquitetos ingleses

Escritório que projetou as instalações olímpicas de Londres vence o concurso internacional organizado pelo IAB e pela prefeitura

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2011 às 21h06.

Rio de Janeiro - Os mesmos arquitetos que fizeram o projeto do Parque Olímpico de Londres serão os responsáveis pelo plano geral urbanístico do Parque Olímpico Brasileiro, principal instalação dos Jogos de 2016. Os ingleses Adam William e Bill Hanway, do escritório Aecom, foram os vencedores do concurso público internacional realizado pela Empresa Olímpica Municipal em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).

Foram inscritos 59 trabalhos de 18 países dos cinco continentes, que precisavam contemplar dois momentos: o dos Jogos Olímpicos, quando toda a estrutura do parque servirá à realização das Olimpíadas; e o do legado, quando a maior parte do espaço se tornará uma área destinada a empreendimentos comerciais e residenciais.

“Nós queremos levar nossa experiência e expertise conquistadas com o projeto de Londres para o Rio. Nos dois casos, importa o que vai ser durante e o que vai ser depois. E, principalmente, como será feita a transição”, disse Adam William, 34 anos, que esteve no Rio pela primeira vez em novembro do ano passado: “Em Londres, nós tivemos muito mais tempo para planejar e desenhar. No Rio, o projeto foi feito em dois meses e tivemos que ser pragmáticos. Fazer um master plan é entender quais são as prioridades, e que não pode haver atrasos. Além disso, nos inspiramos no que há de melhor no Rio: suas praias e suas montanhas”.

Presidente do IAB e um dos sete jurados que escolheram o plano dos ingleses, Sérgio Magalhães reafirmou que foram dois os critérios de escolha: o tempo olímpico e o tempo da cidade depois. “Os vencedores conseguiram um desenho urbanístico de alta qualidade e até com uma certa deferência ao Rio de Janeiro, com um desenho que remete a lugares da cidade. Tem um elemento sinuoso preto e branco no desenho que remete a um dos ícones da paisagem e da cultura do Rio de Janeiro, que é o calçadão de Copacabana”, destacou.

Internacional - O primeiro concurso internacional realizado no Brasil teve 60 projetos inscritos, sendo 41 estrangeiros, vindos de 17 países - entre eles Áustria, Estados Unidos, Austrália, China, Venezuela, Colômbia, Reino Unido, Itália, Espanha, Arábia Saudita e Egito. O anúncio dos três projetos premiados e das três menções honrosas confirmou o caráter internacional do concurso: nas menções, um escritório brasileiro, um australiano e um português. Na premiação, o terceiro lugar ficou com o projeto assinado pelo arquiteto português Tomás Almeida Fernandes Salgado; o segundo, com um escritório americano, assinado por Ron Turner – associado aos escritórios brasileiro CDC (Coutinho, Diegues e Cordeiro) e MPG (Miguel Pinto Guimarães) –; e o vencedor foi o projeto inglês.


Sérgio Magalhães anunciou que novos concursos públicos acontecerão, entre eles um para o projeto do campo de golfe, que será construído na Barra da Tijuca. O prefeito Eduardo Paes explicou que cerca de 75% da área do Parque Olímpico serão vendidos para empreendimentos futuros. “Já estamos trabalhando em um modelo de venda ou concessão. Com o que arrecadarmos, vamos financiar a construção do Parque, para que o dinheiro público possa ir para as obras de infraestrutura da cidade. Até o fim do ano, queremos abrir a licitação dessa área para, a partir do ano que vem, ter as obras do parque a pleno vapor”, afirmou.

Com 1.180.000 metros quadrados, o Parque Olímpico será construído em Jacarepaguá, zona Oeste do Rio. Vai abrigar disputas de 15 modalidades olímpicas (basquete, judô, taekwondo, lutas, handebol, hóquei sobre a grama, tênis, ciclismo, saltos ornamentais, polo, natação, nado sincronizado, ginástica artística, ginástica rítmica e ginástica de trampolim) e 11 paraolímpicas.

Acompanhe tudo sobre:Brasíliacidades-brasileirasEsportesInfraestruturaOlimpíadas

Mais de Brasil

Lula demite Nísia; Padilha assumirá Ministério da Saúde

Defesa Civil emite alerta severo de chuvas para São Paulo na tarde desta terça

Tarcísio diz que denúncia da PGR contra Bolsonaro 'não faz sentido nenhum' e critica 'revanchismo'

Pé-de-Meia: como funciona o programa e como sacar o primeiro pagamento