Brasil

Paralisação de caminhoneiros prejudica abastecimento no país

A greve provoca falta de produtos nos supermercados do norte e do noroeste do Paraná e oeste de Santa Catarina


	Caminhões parados em estrada: paralisação reduziu a oferta de frutas no maior entreposto de alimentos in natura do país
 (Sérgio Vale/Secom/Fotos Públicas)

Caminhões parados em estrada: paralisação reduziu a oferta de frutas no maior entreposto de alimentos in natura do país (Sérgio Vale/Secom/Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2015 às 08h23.

São Paulo - Além de afetar a produção de aves e suínos, a paralisação dos caminhoneiros provoca falta de produtos nos supermercados do norte e do noroeste do Paraná e oeste de Santa Catarina, as regiões mais prejudicadas pelo bloqueio das estradas.

Também reduziu a oferta de frutas no maior entreposto de alimentos in natura do País, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp), na capital paulista.

Pães industrializados, verduras, tomate e leite de saquinho (in natura) foram os primeiros itens que desapareceram das prateleiras de supermercados do norte do Paraná, conta o presidente da associação regional do setor, Maurício Bendixen.

A região reúne 256 lojas espalhadas por 12 municípios, entre os quais estão Maringá, Apucarana, Cianorte, por exemplo.

Pelo fato de esses itens serem perecíveis e de giro rápido, as lojas não têm grandes estoques, explica Bendixen. Por isso, estes foram os primeiros produtos a serem afetados.

Problemas de abastecimento de frutas, legumes e verduras também estão ocorrendo com mais intensidade no oeste e extremo oeste de Santa Catarina, segundo a Associação Catarinense de Supermercados.

Em São Paulo, os produtos in natura que sofrem com o bloqueio das estradas, por enquanto, são as frutas produzidas em outros Estados.

Já as verduras são cultivadas em áreas próximas da capital, o chamado cinturão verde. Neste caso, o escoamento da produção pode ser feito por rotas alternativas, fora das áreas bloqueadas.

Um levantamento da Ceagesp mostra uma queda de 10% na entrada de frutas produzidas no Sul do País, como melancia, maçã, pera e ameixa.

Parte da carga dessas frutas, produzidas nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, não conseguiu vencer o bloqueio das rodovias e chegar à Ceagesp.

Apesar de não ter números exatos, a assessoria de imprensa da Ceagesp tinha informações de que existiam caminhões carregados de banana, mamão, morango e atemóia, parados desde domingo em Governador Valadares (MG) e nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte e Curitiba (PR).

Carnes

Nas próximas semanas, aves e suínos poderão ter o abastecimento afetado no varejo.

Na terça-feira, 24, por exemplo, o JBS, um dos gigantes da produção de frangos e suínos, paralisou a produção de oito fábricas no País: quatro em Santa Catarina, duas no Paraná, uma no Rio Grande do Sul e uma em Mato Grosso do Sul.

A empresa informa que as outras 32 unidades trabalham com 40% de ociosidade, também prejudicadas pelo bloqueio nas rodovias.

A decisão da JBS de suspender as atividades dos frigoríficos de frangos e suínos ocorreu um dia depois de outra gigante, a BRF, ter paralisado a produção de dois frigoríficos de aves e suínos no Paraná por falta de matéria-prima.

"A situação é gravíssima", diz Ricardo Gouvêa, diretor do Sindicato das Indústrias de Carne e Derivados de Santa Catarina e da Associação Catarinense de Avicultura.

Ele explica que a decisão dos frigoríficos de suspender os abates ocorreu porque essas empresas não conseguem vencer o bloqueio e entregar aos produtores integrados a ração para alimentar os animais. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:CaminhoneirosEstradasGrevesSetor de transporteTransportes

Mais de Brasil

Comissão de Ética da Presidência dá 10 dias para Silvio Almeida explicar acusações de assédio sexual

CCJ da Câmara agenda para próxima semana discussão de projeto que anistia envolvidos no 8 de Janeiro

Alguém que pratica assédio não vai ficar no governo, diz Lula sobre denúncias contra Silvio Almeida

André Mendonça vota para aceitar recurso da PGR contra decisão que beneficiou Marcelo Odebrecht

Mais na Exame