Para Lula, Comissão da Verdade reforça democracia
Ex-presidente participou da cerimônia de posse dos sete integrantes da comissão, ocorrida nesta manhã no Palácio do Planalto
Da Redação
Publicado em 23 de setembro de 2013 às 14h42.
Brasília - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que a instalação da Comissão da Verdade é um "passo estupendo" na conquista da democracia brasileira. Ele participou da cerimônia de posse dos sete integrantes da comissão, ocorrida nesta manhã no Palácio do Planalto, ao lado dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e Fernando Collor e da presidente Dilma Rousseff.
"Foi um passo estupendo que a sociedade deu na conquista da democracia. E é importante lembrar que foi a única Comissão da Verdade no mundo que surgiu de baixo para cima, do povo para o povo", afirmou Lula, ao deixar a cerimônia.
A Comissão da Verdade tem como objetivo "esclarecer os fatos e as circunstâncias dos casos de graves violações de direitos humanos" ocorridos entre 1946 e 1988 e "promover o esclarecimento circunstanciado dos casos de torturas, mortes, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáveres".