Brasil

Para Lula, Comissão da Verdade reforça democracia

Ex-presidente participou da cerimônia de posse dos sete integrantes da comissão, ocorrida nesta manhã no Palácio do Planalto

Os ex-presidentes Lula e FHC na cerimônia de instalação da Comissão da Verdade, no Palácio do Planalto, ao lado da presidenta Dilma Rousseff  (Antônio Cruz/Agência Brasil)

Os ex-presidentes Lula e FHC na cerimônia de instalação da Comissão da Verdade, no Palácio do Planalto, ao lado da presidenta Dilma Rousseff (Antônio Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 14h42.

Brasília - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que a instalação da Comissão da Verdade é um "passo estupendo" na conquista da democracia brasileira. Ele participou da cerimônia de posse dos sete integrantes da comissão, ocorrida nesta manhã no Palácio do Planalto, ao lado dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e Fernando Collor e da presidente Dilma Rousseff.

"Foi um passo estupendo que a sociedade deu na conquista da democracia. E é importante lembrar que foi a única Comissão da Verdade no mundo que surgiu de baixo para cima, do povo para o povo", afirmou Lula, ao deixar a cerimônia.

A Comissão da Verdade tem como objetivo "esclarecer os fatos e as circunstâncias dos casos de graves violações de direitos humanos" ocorridos entre 1946 e 1988 e "promover o esclarecimento circunstanciado dos casos de torturas, mortes, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáveres".

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilGoverno DilmaJustiçaLuiz Inácio Lula da SilvaDitadura

Mais de Brasil

Defesa Civil emite alerta severo de chuva forte e granizo em SP nesta terça

Investigação aponta quatro servidores da Receita que vazaram dados do STF

Receita diz que não 'tolera desvios' após operação da PF sobre possíveis vazamentos de dados

Desfile de Carnaval no Rio: Anac notifica Portela por drone na Sapucaí