Os prefeitos que venceram o 1º turno nas capitais
Dos oito eleitos no primeiro turno, sete foram reeleitos e apenas João Dória (PSDB) venceu em São Paulo sem nunca ter assumido um cargo eletivo
Tatiana Vaz
Publicado em 2 de outubro de 2016 às 22h42.
São Paulo – Neste 1º turno das eleições municipais do país, apenas seis capitais já definiram a escolha de prefeitos, sem a necessidade de um novo pleito. Palmas (TO), Natal (RN) e João Pessoa (PB) foram algumas delas. Entre os escolhidos, seis foram reeleitos – apenas João Doria, do PSDB, venceu a prefeitura de São Paulo sem nunca ter assumido um cargo eletivo. Confira, a seguir, quais foram os resultados nessas capitais.
Sem nunca ter assumido um cargo eletivo, João Doria Jr (PSDB) é o novo prefeito de São Paulo (SP) com 53,4% dos votos válidos. Fernando Haddad (PT), atual prefeito que tentava a reeleição, conquistou 16,67%, insuficiente para levar a disputa a um possível segundo turno. O tucano, que tem Bruno Covas como vice, começou a corrida eleitoral com apenas 5% das intenções de voto, em 26 de agosto – uma ascensão surpreendente começou depois disso.
Atual prefeito de Palmas, TO, Carlos Enrique Franco Amastha, do PSB, foi reeleito com 52,42% dos votos válidos. Nascido em Barranquilla, na Colômbia, ele se naturalizou brasileiro em 1990, e concorreu à reeleição pela coligação Palmas Bem Cuidada.
Com 222.552 dos votos, 59,67% dos válidos, Luciano Cartaxo, do PSD, foi reeleito no 1º turno para a prefeitura de João Pessoa, na Paraíba. Ele venceu a disputa com Cida Ramos, do PSB, que teve 33,54% dos votos.
O atual prefeito de Natal, no RN, foi reeleito no 1º turno com 225.583 dos votos, 63,43% dos válidos. Carlos Eduardo (PDT) venceu por uma margem grande de diferença de seus rivais. Kelps Lima (SD) teve 13,37% dos votos e Fernando Mineiro (PT) 10,15%.
Atual prefeito de Salvador (BA), ACM Neto, do DEM, foi reeleito em primeiro lugar isolado, com 73% dos votos válidos – 925.745 exatamente, segundo o site do TSE. Bruno Reis foi escolhido por ACM Neto como vice de sua chapa na reeleição.
Teresa Surita (PMDB), única mulher prefeita de uma das capitais, foi reeleita pela cidade de Boa Vista (RR) com 77,47% dos votos válidos. Ela recebeu 116.468 votos válidos contra apenas 13.837 recebidos por seu rival nas urnas Sandro Baré, do PP.
O atual prefeito de Rio Branco, no Acre, foi reeleito com 54,79% dos votos válidos. Marcus Alexandre foi o candidato do PT eleito no primeiro turno até agora.
O atual prefeito de Teresina, no Piauí, Firmino Filho (PSDB), foi outro reeleito no 1º turno. Ele teve 51,14% dos votos válidos – exatos 220.042.