Brasil

Os estados onde a expectativa de vida é maior e menor no Brasil

Dados da Tábua Completa de Mortalidade mostram que a esperança média de vida do brasileiro aumentou para 75,8 anos de idade

Santa Catarina: o estado registrou a maior esperança de vida ao nascer do país (Divulgação / Martinho Ghizzo/Divulgação)

Santa Catarina: o estado registrou a maior esperança de vida ao nascer do país (Divulgação / Martinho Ghizzo/Divulgação)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 1 de dezembro de 2017 às 15h21.

São Paulo – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou nesta sexta-feira (1) que a expectativa do brasileiro ao nascer passou de 75,5 anos em 2015 para 75,8 anos em 2016.  O levantamento confirma uma tendência de aumento: em 1940, por exemplo, esse valor era de 45,5 anos.

Entre os estados brasileiros, Santa Catarina lidera isolado com a maior expectativa de vida do país, com média de 79,1 anos entre homens e mulheres. Espírito Santo, Distrito Federal e São Paulo aparecem em sequência no ranking - todos com valores acima de 78 anos de idade.

Na contramão, os últimos colocados da lista vivem quase 7 anos a menos. Maranhão (70,6), Piauí (71,1) e Rondônia (71,3) apresentam as menores esperanças de vida.

O IBGE mostra ainda que a diferença entre a expectativa de vida entre homens e mulheres continua se agravando com o passar dos anos. Em 1940, as mulheres viviam cerca de 5 anos a mais dos que os homens. Já em 2016, a diferença foi de 7 anos.

"Esse fenômeno pode ser explicado pela maior incidência dos óbitos por causas externas ou não naturais, como homicídios, suicídios e acidentes de trânsito, que atingem com maior intensidade a população masculina", diz o relatório do IBGE. 

Veja os estados onde a expectativa de vida é maior no Brasil

Acompanhe tudo sobre:Estados brasileirosExpectativa de vidaIBGEMaranhãoSanta Catarina

Mais de Brasil

Governo e Senado pedem ao STF prorrogação de prazo de acordo sobre desoneração da folha

Lula diz que proposta de segurança do governo será elaborada com 27 governadores

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro com 50 voos diários, diz ministro

Governo Lula é ruim ou péssimo para 44,2% e bom ou ótimo para 37,7%, aponta pesquisa Futura

Mais na Exame