Brasil

Os capítulos da escalada de violência nas prisões do Brasil

Os confrontos dentro dos presídios brasileiros já figuram a segunda maior matança em cadeias do país desde o massacre do Carandiru, em 1992

 (Josemar Gonçalves/Reuters)

(Josemar Gonçalves/Reuters)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 22 de janeiro de 2017 às 06h00.

Última atualização em 22 de janeiro de 2017 às 06h00.

São Paulo - Desde o primeiro dia de 2017, o Brasil enfrenta uma crise nas penitenciárias. Com mais de 130 mortos, os confrontos dentro dos presídios brasileiros já superam até o massacre do Carandiru, em 1992, quando uma intervenção da Polícia Militar de São Paulo deixou 111 presos mortos.

Essa crise eclodiu agora, contudo, a situação é crítica há anos. Os estados dessas regiões estão entre os que possuem as maiores taxas de superlotação em presídios do país.

Para conter as rebeliões, o ministro Raul Jungmann (Defesa) afirmou que o governo federal vai disponibilizar, em um primeiro momento, mil homens das Forças Armadas para atuar em presídios estaduais em resposta à demanda dos estados. O orçamento inicial para a operação é de 10 milhões de reais.

Veja um resumo dos capítulos da escalada da violência nos presídios do Brasil.

Acompanhe tudo sobre:PrisõesSegurança públicaPresídios

Mais de Brasil

Defesa Civil emite alerta severo de chuva forte e granizo em SP nesta terça

Investigação aponta quatro servidores da Receita que vazaram dados do STF

Receita diz que não 'tolera desvios' após operação da PF sobre possíveis vazamentos de dados

Desfile de Carnaval no Rio: Anac notifica Portela por drone na Sapucaí