Os prefeitos eleitos nas capitais com segundo turno
Confira os prefeitos eleitos das capitais brasileiras que tiveram segundo turno
Da Redação
Publicado em 30 de outubro de 2012 às 15h08.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h15.
São Paulo - Em todo o Brasil, cinquenta cidades tiveram segundo turno nas eleições municiapais para prefeito. Dessas, dezessete são capitais. Clique nas fotos e veja quem foi eleito nessas dezessete cidades brasileiras.
O candidato do PDT recebeu 60,65% dos votos e venceu seu adversário Ratinho Júnior, do PSC. Fruet foi eleito após aliança com o PT, que indicou a vice-prefeita Mirian Gonçalves. O prefeito eleito em 2008, Luciano Ducci, chegou a concorrer à reeleição, mas não passou nem para o segundo turno. Curitiba é uma das principais capitais do país, com mais de 1,7 milhões de habitantes, um PIB de 45 bilhões de reais e um orçamento de 5 bilhões de reais.
O candidato do PP levou 62,55% dos votos e venceu o adversário Giroto, do PMDB. Alcides Bernal concorreu à prefeitura com uma chapa pura e sua vitória representou o fim da hegemonia PMDBista na capital - o partido comanda o executivo da cidade desde 1993. Campo Grande, com uma população de mais de 800 mil habitantes, é o maior colégio eleitoral do Mato Grosso do Sul. A cidade tem um PIB de 11 milhões de reais e conta com um orçamento de 2,42 bilhões de reais.
O candidato do PSD recebeu 52,64% dos votos e venceu o adversário Gean Loureiro, do PMDB. A vitória de César Souza Jr. tira o PMDB do comando da capital catarinense. Florianópolis é tem um prefeito do partido desde 2005, quando o atual prefeito, Dário Berger, assumiu o cargo. Florianópolis tem 433.150 habitantes e um PIB de 8,3 bilhões de reais. O orçamento da cidade é de 1,6 bilhões de reais.
O candidato do PSDB levou 56,61% dos votos e venceu o adversário Edmilson Rodrigues, do PSOL. Zenaldo Coutinho prometeu realizar articulações políticas com os prefeitos eleitos na região metropolitana de Belém e com o governador do estado, o também tucano Simão Jatene. A capital do Pará conta com uma população de 1.393.399 habitantes, um PIB de 16,5 bilhões de reais e um orçamento de 2,3 bilhões de reais.
O candidato do PT recebeu 68,13% dos votos e venceu o adversário Cicero Lucena, do PSDB. A vitória de Luciano Cartaxo é histórica para o PT: pela primeira vez o partido vai governar a capital da Paraíba. Cartaxo tem bom relacionamento com atual prefeito, Luciano Agra (sem partido), que deu seu apoio ao petista. João Pessoa é uma cidade de 723.515 habitantes e possui um PIB de 8,6 bilhões de reais. O orçamento da cidade é de 1,7 bilhões de reais.
O candidato do PT recebeu 55,57% dos votos e venceu o adversário José Serra, do PSDB. Fernando Haddad começou a campanha com apenas 8% das intenções de voto, mas uma arma importante: o apoio e a aposta do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. A vitória do candidato marca o retorno do PT ao comando da capital paulista oito anos depois de Marta Suplicy deixar o cargo de prefeita. São Paulo é uma metrópole de 11.253.503 habitantes e um PIB de 389 bilhões de reais. O orçamento da cidade é de 38,7 bilhões de reais.
O candidato do PSOL recebeu 50,59% dos votos e venceu o adversário Roberto, do PDT. Clécio Luis teve uma das vitórias mais apertadas do país: ela só foi confirmada depois de 99% das urnas terem sido apurada. E foi uma vitória história, a primeira do PSOL em uma capital brasileira. Macapá 398.204 habitantes, um PIB de 4,6 bilhões de reais e um orçamento de 503 milhões de reais.
O candidato do PSDB recebeu 65,95% dos votos e venceu a adversária Vanessa Grazziotin, do PC do B. Arthur Virgílio passou por uma campanha turbulenta, criticou o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e foi criticado pelos aliados da adversária Grazziotin. Mesmo assim, conseguiu se eleger novamente (ele já foi prefeito de Manaus há 24 anos). A capital do Amazonas tem 1.802.014 habitantes, um PIB de 40 bilhões de reais e um orçamento equivalente a 3 bilhões de reais.
O candidato do PSB recebeu 53,51% dos votos e venceu o adversário Elmano, do PT. Roberto Cláudio havia sido o segundo colocado no primeiro turno, mas conseguiu reverter a situação e se eleger para seu primeiro cargo no executivo. Ele já atuou como deputado estadual. A capital do Ceará tem 2.452.185 de habitantes, um PIB de 31,7 bilhões de reais e um orçamento de 5,05 bilhões de reais.
O candidato do DEM recebeu 53,51% dos votos e venceu seu adversário Pelegrino, do PT. Salvador foi uma das grandes derrotas do PT. Tanto o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva quanto a presidente Dilma Rousseff se envolveram e apoiaram a campanha de Pelegrino, que perdeu para ACM Neto.
O candidato do PT levou 50,77% dos votos e venceu o adversário Tião Bocalom, do PSDB. Apesar do resultado apertado, Marcus Alexandre liderou as intenções de voto desde o primeiro turno em Rio Branco. O prefeito eleito se filiou ao PT em 2010 e essa é primeira eleição da qual ele participou. A capital do Acre tem uma população de 336.038 habitantes, um PIB de 3,8 bilhões de reais e conta com um orçamento de 473 milhões de reais.
Mais lidas
Mais de Brasil
Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de ValdermarAs 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNTPara especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples NacionalAdvogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua
Mais na Exame
Inteligência ArtificialIA generativa recorre a livros para crescer