Exame Logo

Os prefeitos eleitos nas capitais com segundo turno

Confira os prefeitos eleitos das capitais brasileiras que tiveram segundo turno

Capitais (Nacho Doce/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2012 às 15h08.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h15.

São Paulo - Em todo o Brasil, cinquenta cidades tiveram segundo turno nas eleições municiapais para prefeito. Dessas, dezessete são capitais. Clique nas fotos e veja quem foi eleito nessas dezessete cidades brasileiras.
  • 2. Curitiba - Gustavo Fruet

    2 /12(Wilson Dias/ABr)

  • Veja também

    O candidato do PDT recebeu 60,65% dos votos e venceu seu adversário Ratinho Júnior, do PSC. Fruet foi eleito após aliança com o PT, que indicou a vice-prefeita Mirian Gonçalves. O prefeito eleito em 2008, Luciano Ducci, chegou a concorrer à reeleição, mas não passou nem para o segundo turno. Curitiba é uma das principais capitais do país, com mais de 1,7 milhões de habitantes, um PIB de 45 bilhões de reais e um orçamento de 5 bilhões de reais.
  • 3. Campo Grande - Alcides Bernal

    3 /12(Divulgação)

  • O candidato do PP levou 62,55% dos votos e venceu o adversário Giroto, do PMDB. Alcides Bernal concorreu à prefeitura com uma chapa pura e sua vitória representou o fim da hegemonia PMDBista na capital - o partido comanda o executivo da cidade desde 1993. Campo Grande, com uma população de mais de 800 mil habitantes, é o maior colégio eleitoral do Mato Grosso do Sul. A cidade tem um PIB de 11 milhões de reais e conta com um orçamento de 2,42 bilhões de reais.
  • 4. Florianópolis - Cesar Souza Junior

    4 /12(Divulgação)

    O candidato do PSD recebeu 52,64% dos votos e venceu o adversário Gean Loureiro, do PMDB. A vitória de César Souza Jr. tira o PMDB do comando da capital catarinense. Florianópolis é tem um prefeito do partido desde 2005, quando o atual prefeito, Dário Berger, assumiu o cargo. Florianópolis tem 433.150 habitantes e um PIB de 8,3 bilhões de reais. O orçamento da cidade é de 1,6 bilhões de reais.
  • 5. Belém - Zenaldo Coutinho

    5 /12(Divulgação)

    O candidato do PSDB levou 56,61% dos votos e venceu o adversário Edmilson Rodrigues, do PSOL. Zenaldo Coutinho prometeu realizar articulações políticas com os prefeitos eleitos na região metropolitana de Belém e com o governador do estado, o também tucano Simão Jatene. A capital do Pará conta com uma população de 1.393.399 habitantes, um PIB de 16,5 bilhões de reais e um orçamento de 2,3 bilhões de reais.
  • 6. João Pessoa - Luciano Cartaxo

    6 /12(Divulgação)

    O candidato do PT recebeu 68,13% dos votos e venceu o adversário Cicero Lucena, do PSDB. A vitória de Luciano Cartaxo é histórica para o PT: pela primeira vez o partido vai governar a capital da Paraíba. Cartaxo tem bom relacionamento com atual prefeito, Luciano Agra (sem partido), que deu seu apoio ao petista. João Pessoa é uma cidade de 723.515 habitantes e possui um PIB de 8,6 bilhões de reais. O orçamento da cidade é de 1,7 bilhões de reais.
  • 7. São Paulo - Fernando Haddad

    7 /12(Divulgação/Band)

    O candidato do PT recebeu 55,57% dos votos e venceu o adversário José Serra, do PSDB. Fernando Haddad começou a campanha com apenas 8% das intenções de voto, mas uma arma importante: o apoio e a aposta do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. A vitória do candidato marca o retorno do PT ao comando da capital paulista oito anos depois de Marta Suplicy deixar o cargo de prefeita. São Paulo é uma metrópole de 11.253.503 habitantes e um PIB de 389 bilhões de reais. O orçamento da cidade é de 38,7 bilhões de reais.
  • 8. Macapá - Clécio

    8 /12(Divulgação)

    O candidato do PSOL recebeu 50,59% dos votos e venceu o adversário Roberto, do PDT. Clécio Luis teve uma das vitórias mais apertadas do país: ela só foi confirmada depois de 99% das urnas terem sido apurada. E foi uma vitória história, a primeira do PSOL em uma capital brasileira. Macapá 398.204 habitantes, um PIB de 4,6 bilhões de reais e um orçamento de 503 milhões de reais.
  • 9. Manaus - Arthur Virgílio

    9 /12(Wikimedia Commons)

    O candidato do PSDB recebeu 65,95% dos votos e venceu a adversária Vanessa Grazziotin, do PC do B. Arthur Virgílio passou por uma campanha turbulenta, criticou o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e foi criticado pelos aliados da adversária Grazziotin. Mesmo assim, conseguiu se eleger novamente (ele já foi prefeito de Manaus há 24 anos). A capital do Amazonas tem 1.802.014 habitantes, um PIB de 40 bilhões de reais e um orçamento equivalente a 3 bilhões de reais.
  • 10. Fortaleza - Roberto Cláudio

    10 /12(Divulgação)

    O candidato do PSB recebeu 53,51% dos votos e venceu o adversário Elmano, do PT. Roberto Cláudio havia sido o segundo colocado no primeiro turno, mas conseguiu reverter a situação e se eleger para seu primeiro cargo no executivo. Ele já atuou como deputado estadual. A capital do Ceará tem 2.452.185 de habitantes, um PIB de 31,7 bilhões de reais e um orçamento de 5,05 bilhões de reais.
  • 11. Salvador - ACM Neto

    11 /12(Reprodução)

    O candidato do DEM recebeu 53,51% dos votos e venceu seu adversário Pelegrino, do PT. Salvador foi uma das grandes derrotas do PT. Tanto o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva quanto a presidente Dilma Rousseff se envolveram e apoiaram a campanha de Pelegrino, que perdeu para ACM Neto.
  • 12. Rio Branco - Marcus Alexandre

    12 /12(Divulgação)

    O candidato do PT levou 50,77% dos votos e venceu o adversário Tião Bocalom, do PSDB. Apesar do resultado apertado, Marcus Alexandre liderou as intenções de voto desde o primeiro turno em Rio Branco. O prefeito eleito se filiou ao PT em 2010 e essa é primeira eleição da qual ele participou. A capital do Acre tem uma população de 336.038 habitantes, um PIB de 3,8 bilhões de reais e conta com um orçamento de 473 milhões de reais.
  • Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDemocraciaEleiçõesEleições 2012PolíticaPolítica no Brasil

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Brasil

    Mais na Exame