Brasil

Oposição quer convocar alvos de operação da PF para CPI

Oposição tentará aprovar requerimentos para levar à CPI mista da Petrobras todos os que foram alvo de mandados de prisão nas mais recentes ações da operação


	Polícia Federal: estratégia da oposição também envolve tentar aprovar requerimentos de quebra de sigilos fiscal, bancário e telefônico
 (Arquivo/Agência Brasil)

Polícia Federal: estratégia da oposição também envolve tentar aprovar requerimentos de quebra de sigilos fiscal, bancário e telefônico (Arquivo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2014 às 13h46.

Brasília - A oposição tentará aprovar requerimentos para levar à CPI mista da Petrobras todos os que foram alvo de mandados de prisão nas mais recentes ações da operação Lava Jato da Polícia Federal.

A próxima reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito formada por deputados e senadores para investigar denúncias contra a Petrobras está prevista para a tarde desta terça-feira.

“Todos aqueles com ordem de prisão, seja preventiva ou temporária, todos eles farão parte de um requerimento em bloco para convocá-los para vir à CPMI”, disse o líder do PPS na Câmara, Ruben Bueno (PR), após reunião com outros líderes da oposição.

Nova fase da operação da PF deflagrada na sexta-feira da última semana resultou na prisão do ex-diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais da Petrobras Renato Duque e de executivos de grandes empreiteiras do país, após uma série de denúncias de corrupção nos últimos meses envolvendo grandes obras da petroleira.

Segundo Bueno, a oposição tentará aprovar requerimentos para ouvir Duque e altos executivos de empreiteiras que tinham negócios com a estatal, além de chamar novamente o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró à comissão e ainda o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.

Bueno acrescentou que a estratégia da oposição também envolve tentar aprovar requerimentos de quebra de sigilos fiscal, bancário e telefônicos dessas empreiteiras e ainda constituir uma comissão da CPI que possa se deslocar à Holanda para ter acesso a documentos do Ministério Público de lá que apurou denúncias de pagamento a funcionários da Petrobras por parte da empresa SBM Offshore.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoOperação Lava JatoPetrobrasPetróleoPolícia FederalPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP