Brasil

Oposição apela ao STF mais uma vez para tentar barrar PEC do Teto

A senadora Gleisi Hoffmann se queixa ainda, no pedido ao Supremo, que em uma das sessões ela foi impedida de discutir a matéria

Senado: a oposição já tentou, anteriormente, barrar a tramitação da PEC do Teto quando a matéria passou pela Câmara dos Deputados

Senado: a oposição já tentou, anteriormente, barrar a tramitação da PEC do Teto quando a matéria passou pela Câmara dos Deputados

AB

Agência Brasil

Publicado em 12 de dezembro de 2016 às 21h23.

Priorizar nos meus resultados Google

As senadoras Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) tentaram hoje (12), mais uma vez, impedir a votação da Proposta de Emenda à Constituição 55/2016, a chamada de PEC do Teto de Gastos.

As duas acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar impedir a votação da proposta amanhã (13) em segundo turno no plenário do Senado.

No mandado de segurança apresentado pelo advogado das senadoras, o pedido da medida liminar é solicitado determinando que "a autoridade coatura repeite o direito dos parlamentares a discutirem a PEC em três sessões deliberativas ordinárias de discussão", conforme assegurado pela Constituição Federal.

Na última semana, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), realizou três sessões deliberativas - uma ordinária e duas extraordinárias - na quinta-feira, para que o prazo de discussão previsto na Constituição pudesse ser concluído. A atitude de colocar a PEC em discussão em sessões extraordinárias gerou protestos por parte da oposição.

A senadora Gleisi Hoffmann se queixa ainda, no pedido ao Supremo, que em uma das sessões ela foi impedida de discutir a matéria.

Por isso, também solicita que a liminar seja concedida para que a efetiva discussão da proposta seja realizada.

As senadoras pedem ainda que a Advocacia Geral da União (AGU) e a presidência do Senado sejam convocados a se manifestar com prazo de dez dias para cada uma. E também que todos os atos referentes à aprovação da PEC sejam considerados nulos.

A oposição já tentou, anteriormente, barrar a tramitação da PEC do Teto de Gastos quando a matéria passou pela Câmara dos Deputados e quando chegou ao Senado. Em todas as tentativas os pedidos de liminar foram negados.

Acompanhe tudo sobre:SenadoPEC do Teto

Mais de Brasil

Fim de ciclo? Ancelotti indica mudanças na convocação da Seleção Brasileira

Em 20 dias de campanha, Lula fica mais em Brasília e Flávio concentra agendas em SP e Rio

Agregador Inteligov/EXAME: Moro lidera no Paraná com vantagem de 20,9 pontos

Agregador Inteligov/EXAME: Zucco tem 28,31% e Brizola, 25,50%, no 1º turno no Rio Grande do Sul