Brasil

ONU quer "investigação independente" sobre protestos

Colville alertou que a onda de protestos é a maior no país em mais de 20 anos e apela ao governo para que garanta o direito a manifestar de forma pacífica


	"Pedimos ao governo brasileiro para tomar as medidas necessárias para garantir o direito de se manifestar pacificamente e para prevenir o uso desproporcional da força durante os protestos", apontou Rupert Colville
 (REUTERS/ Joshua Lott)

"Pedimos ao governo brasileiro para tomar as medidas necessárias para garantir o direito de se manifestar pacificamente e para prevenir o uso desproporcional da força durante os protestos", apontou Rupert Colville (REUTERS/ Joshua Lott)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2013 às 17h19.

Rio - A ONU pediu a abertura de "investigações independentes e imparciais" para determinar os responsáveis pelo uso exagerado da força pela polícia durante as manifestações no Brasil e apela ao governo que atue com cautela ao lidar com a demanda da população.

Em um comunicado emitido nesta terça-feira, 18, em Genebra, o Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas alertou que a onda de protestos é a maior no país em mais de 20 anos e apela ao governo para que garanta o direito a manifestar de forma pacífica.

"Pedimos ao governo brasileiro para tomar as medidas necessárias para garantir o direito de se manifestar pacificamente e para prevenir o uso desproporcional da força durante os protestos", apontou Rupert Colville, porta-voz da ONU para Direitos Humanos.

Já aos manifestantes, a ONU pede que os protestos ocorram de forma pacífica e admite que a maioria deles tem seguido esse padrão. Mas também lança críticas aos grupos que têm passado à violência.

"Pedimos que todas as partes envolvidas se engajem em um diálogo aberto para encontrar soluções ao conflito e alternativas para lidar com as demandas sociais legítimas, além de prevenir mais violência", apela a ONU.

Acompanhe tudo sobre:ONUPolítica no BrasilProtestosTransporte públicoViolência policial

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame