Brasil

ONS reduz previsão de chuvas em março para 63% da média

Operador reduziu a estimativa de chuvas para produção de energia das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste

Represa seca em São Paulo: estimativa inicial do ONS era de que as chuvas para abastecer reservatórios de hidrelétricas em março fossem equivalentes a 67% da média para o mês (Paulo Fridman/Bloomberg)

Represa seca em São Paulo: estimativa inicial do ONS era de que as chuvas para abastecer reservatórios de hidrelétricas em março fossem equivalentes a 67% da média para o mês (Paulo Fridman/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2014 às 17h20.

São Paulo - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu a estimativa de chuvas para produção de energia das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste em março para 63 por cento da média histórica, segundo revisão de previsões apresentada nesta sexta-feira.

A estimativa inicial do ONS, divulgada no início do mês, era de que as chuvas para abastecer os reservatórios das hidrelétricas nessa região em março fossem equivalentes a 67 por cento da média para o mês.

Há uma semana de terminar o penúltimo mês do período úmido no país, os principais reservatórios das hidrelétricas ainda estão em nível baixos, próximos a de 2001, ano do racionamento, e as chuvas previstas para 22 a 28 de março não devem ser abundantes.

"Para a próxima semana a previsão é de que a passagem de uma frente fria pelas regiões Sudeste e Centro-Oeste no início da semana ocasione chuva fraca a moderada nas bacias dos rios Tietê, Grande, Paraíba do Sul, Doce, Jequitinhonha, Paranaíba e São Francisco. Na bacia do rio Tocantins ocorre chuva fraca", informou o ONS no Sumário Executivo do Programa Mensal de Operação (PMO) para a próxima semana.

Diante dessas previsões, houve elevação dos custos marginais de operação do sistema e aumento na previsão de geração termelétrica na próxima semana, para 17.966 MW médios.

Assim, o preço de energia de curto prazo dado pelo Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) se manteve no patamar máximo para todas as regiões do país, a 822,83 reais por megawatt-hora (MWh), segundo informações no site da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Enquanto há escassez de chuva no Sudeste, no Norte há manutenção do cenário hidrológico que leva à cheia histórica do rio Madeira e as turbinas da hidrelétrica Santo Antônio permanecem desligadas.

A estimativa de aumento de carga de energia no sistema elétrico em março foi reduzida pelo ONS de alta de 6,2 por cento, conforme apresentado no boletim anterior, para 6 por cento de elevação.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasEnergiaEnergia elétricaHidrelétricasONSServiços

Mais de Brasil

Gleisi volta ao governo 11 anos após ter comandado Casa Civil de Dilma; veja perfil

Vem para somar, diz Lula sobre indicação de Gleisi para ministra da articulação política

Lula escolhe Gleisi Hoffmann para articulação política na Secretaria de Relações Institucionais

Vai viajar no Carnaval? Veja os melhores horários para pegar a estrada em SP