Brasil

Olimpíada de Matemática começa com recorde de escolas inscritas

A edição alcança 99,6% dos municípios do país e terá pela primeira vez a participação de colégios particulares

Matemática: segundo coordenador, a prova não mede conhecimento, mas habilidade e raciocínio (gpointstudio/Thinkstock)

Matemática: segundo coordenador, a prova não mede conhecimento, mas habilidade e raciocínio (gpointstudio/Thinkstock)

AB

Agência Brasil

Publicado em 6 de junho de 2017 às 09h56.

Mais de 18,2 milhões de alunos brasileiros fazem hoje a prova da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Com o recorde de 53.230 escolas inscritas, a 13ª edição da Obmep alcança 99,6% dos municípios do país e terá pela primeira vez a participação de colégios particulares, que somam 4.472 inscritos.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Informações e Comunicações, cada escola inscrita na Obmep 2017 vai aplicar e corrigir as provas, seguindo as instruções e os gabaritos elaborados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que realiza o evento.

"As provas são diferenciadas em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade: 6º ou 7º ano do ensino fundamental; 8º ou 9º ano do ensino fundamental; e ensino médio. Cada uma tem 20 questões de múltipla escolha, e os alunos classificados nessa etapa farão a segunda fase, discursiva, marcada para 16 de setembro", diz em nota o ministério.

De acordo com o coordenador-geral da olimpíada, Cláudio Landim, "a prova da Obmep não mede conhecimento, mas habilidade e raciocínio". De acordo com ele, o exame tem o objetivo de aumentar a qualidade do ensino da matemática no país por meio da formação de professores e alunos.

Criada em 2005, a Olimpíada de Matemática é uma realização do Impa com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação.

Acompanhe tudo sobre:JovensCriançasEducaçãoMatemáticaEscolas

Mais de Brasil

Receita dispensa auditor alvo de operação sobre acesso a dados de ministros do STF

TSE marca julgamento que pode cassar mandato de Claudio Castro para 10 de março

Governo lança processo seletivo para contratar 489 profissionais temporários

Paes anuncia Jane Reis como vice na chapa pela disputa do governo do Rio