Brasil

OAB, governo e Procuradoria propõem criminalizar caixa 2

A criminalização do caixa 2 é uma das propostas do chamado pacote anticorrupção que a presidente Dilma Rousseff enviou ao Congresso em março deste ano


	Combate à corrupção: a criminalização do caixa 2 é uma das propostas do chamado pacote anticorrupção que a presidente Dilma Rousseff enviou ao Congresso em março deste ano
 (Getty Images)

Combate à corrupção: a criminalização do caixa 2 é uma das propostas do chamado pacote anticorrupção que a presidente Dilma Rousseff enviou ao Congresso em março deste ano (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2015 às 09h08.

São Paulo - Responsável pela ação que tornou inconstitucional o financiamento de campanhas e partidos por empresas, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) agora prepara uma mobilização nacional pela criminalização do chamado caixa 2 na política.

O primeiro passo da mobilização será realizado no próximo dia 22, em um evento no Rio.

O calendário de atos seguirá até o dia 9 de dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção. Além da OAB, devem participar da campanha outras entidades da sociedade civil, como o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

A criminalização do caixa 2 é uma das propostas do chamado pacote anticorrupção que a presidente Dilma Rousseff enviou ao Congresso em março deste ano.

Pelo projeto, o crime de caixa 2 poderá ser punido com penas de três a seis anos de prisão, além de multas de até dez vezes o valor arrecadado e não declarado à Justiça Eleitoral.

Medidas

O tema também está no radar do Ministério Público Federal. Procuradores da República que integram a força-tarefa da Operação Lava Jato lançaram a campanha "10 Medidas contra a Corrupção", que traz a criminalização do caixa 2 no conjunto de providências propostas para coibir delitos que envolvam desvio de verbas públicas e atos de improbidade administrativa.

O objetivo é reunir 1,5 milhão de assinaturas para pressionar os parlamentares a votar os 20 anteprojetos de lei que visam regulamentar as dez medidas.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosFraudesOperação Lava JatoSupremo Tribunal Federal (STF)OAB

Mais de Brasil

Luiz Marinho diz que 'há condições' para aprovação de fim da escala 6x1 antes das eleições

Bolsonaro dá entrada em hospital para realizar exames após queda

PT aciona Justiça contra políticos que ligaram partido ao narcotráfico

Anvisa proíbe lote de fórmula infantil da Nestlé por contaminação