Brasil

Novacap retirou 93 toneladas de entulho das ruas do DF

A ação foi feita em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do DF, em apoio à operação preventiva de segurança


	Cerca de 93 toneladas de resíduos foram retirados das ruas do DF durante o Mundial de Futebol
 (Getty Images)

Cerca de 93 toneladas de resíduos foram retirados das ruas do DF durante o Mundial de Futebol (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2014 às 14h26.

Brasília - A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) retirou cerca de 93 toneladas de resíduos e entulhos das ruas do Distrito Federal (DF) durante o período da Copa do Mundo. A ação foi feita em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do DF, em apoio à operação preventiva de segurança, para retirada de materiais que poderiam servir para atos de vandalismo.

Entre os objetos que foram recolhidos estão paus, pedras e pneus. O diretor presidente da Novacap, Nilson Martorelli, destacou que, por meio dessa iniciativa, os trabalhadores proporcionaram uma Copa mais segura para o público.

"Encontrava-se de tudo, tudo que pudesse ser arremessado ou causado qualquer tipo de transtorno. Conseguimos com a orientação e coordenação da Secretaria de Segurança realmente coibir todos os atos de vandalismo que poderiam ter ocorrido."

O secretário interino de Segurança Pública, Paulo Roberto de Oliveira, disse que alguns dos materiais encontrados chamaram a atenção.

"Alguns pneus dispostos estrategicamente nas rotas protocolares poderiam impedir o acesso das delegações se fossem utilizados, então o trabalho da Novacap foi fundamental, porque [seus agentes] trabalharam de manhã, de tarde e, principalmente, nas madrugadas, fazendo as varreduras".

O secretário disse ainda que a secretaria ainda não conseguiu identificar as pessoas responsáveis pela colocação dos pneus nessas áreas. "Se forem identificados, responderão sim, porque é crime
ambiental", completou Oliveira.

Para fazer o trabalho, os agentes da Novacap percorreram áreas próximas ao Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, ao Setor Hoteleiro Sul e Norte e à Rodoviária do Plano Piloto, entre outros locais na região central de Brasília, e também o centro da cidade de Taguatinga e o Taguaparque, que sediou a Fan Fest.

Acompanhe tudo sobre:Copa do Mundodistrito-federalEsportesFutebolLixo

Mais de Brasil

Unimos uma frente ampla contra uma ameaça maior, diz Nunes ao oficializar candidatura em SP

Após ser preterido por Bolsonaro, Salles se filia ao partido Novo de olho em 2026

Governo Lula é aprovado por 35% e reprovado por 33%, aponta pesquisa Datafolha

Vendavais podem atingir grande parte do Nordeste e Sul; veja previsão

Mais na Exame