São Paulo – Ao nascer hoje, é provável que um brasileiro viva até os 75 anos, dois meses e doze dias. Essa é, pelo menos, a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União.
A expectativa de vida varia segundo o sexo, sendo de 71,6 anos para os homens e 78,8 anos para as mulheres, e representa um aumento médio de três meses em comparação à expectativa do ano anterior.
Os dados são úteis para o Ministério da Previdência determinar, por exemplo, futuras mudanças na aposentadoria.
Mais aniversários
As Tábuas Completas de Mortalidade do IBGE também mostram quantos anos uma pessoa ainda tem de vida, dependendo do número de aniversários que já completou.
Quanto mais velha for hoje, maior é a chance dessa pessoa alcançar uma idade superior à expectativa de vida atual, de 75,2 anos.
Isso se explica pela forma como as estimativas são calculadas. Para cada faixa etária, o IBGE leva em conta a probabilidade de uma pessoa morrer a partir de uma escala de risco (como a chance dela ser vítima de um acidente de trânsito ou de ser assassinada).
Ao completar 70 anos, por exemplo, um brasileiro já superou boa parte desses riscos, o que garante a ele mais alguns anos de vida.
Veja na tabela abaixo quanto tempo mais uma pessoa deve viver, dependendo da idade atual e do sexo.
-
1. Cidades do RS lideram o ranking de municípios com mais idosos
zoom_out_map
1/17 (Pierre Amerlynck/ Stock Exchange)
São Paulo - Com apenas 1,5 mil habitantes, Coqueiro Baixo, no Rio Grande do Sul, tem a fama de "exportar" churrasqueiros para outras regiões do estado e país. O fenômeno conferiu ao pequeno município rural da Serra Gaúcha um outro tíulo: a cidade com a população mais velha do Brasil.
Por lá, 3 em cada 10 moradores têm mais de 60 anos de idade. O índice é quase três vezes maior do que a média nacional. No Brasil, 10,8% da população tem mais de 60 anos.
Em termos políticos, isso signifca que são eles os principais resposáveis pela eleição do prefeito. O foco nos idosos se nota facilmente em uma rápida olhada no site da prefeitura da cidade. A maior parte dos programas de assistência social são voltados para o público desta faixa etária. As atividades vão desde bailes e jogos de bocha, até aulas de hidroginástica e de inclusão digital.
Nas fotos, você vê as 20 cidades brasileiras com as maiores proporções de idosos. A maior parte delas está localizada no Rio Grande do Sul, é de pequeno porte populacional e tem predominância rural. Em todas, os idosos superam 20% da população local.
Além do percentual de idosos, as tabelas trazem dados sobre população total e o Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios.
Os dados são do Censo 2010, feito pelo IBGE, e do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
-
2. 1º - Coqueiro Baixo (RS)
zoom_out_map
2/17 (Prefeitura de Coqueiro Baixo)
-
3. 2º Santa Tereza (RS)
zoom_out_map
3/17 (Prefeitura de Santa Tereza)
-
4. 3º - Relvado (RS)
zoom_out_map
4/17 (Governo do RS)
-
5. 4º - Colinas (RS)
zoom_out_map
5/17 (Prefeitura de Colinas)
-
6. 5º - Coronel Pilar (PS)
zoom_out_map
6/17 (Prefeitura de Coronel Pilar)
-
7. 7º - Vespasiano Corrêa (RS)
zoom_out_map
7/17 (Divulgação/ Prefeitura de Vespasiano Corrêa)
-
8. 8º - União da Serra (RS)
zoom_out_map
8/17 (União da Serra (RS))
-
9. 9º Imigrante (RS)
zoom_out_map
9/17 (Wikipedia/Cristian Mateus Zerwes/Creative Commons)
-
10. 10º - Travesseiro (RS)
zoom_out_map
10/17 (Divulgação)
-
11. 11º - Silveira Martins (RS)
zoom_out_map
11/17 (Governo do RS)
-
12. 12º - Forquetinha (RS)
zoom_out_map
12/17 (Prefeitura de Forquetinha)
-
13. 13º - Monte Belo do Sul (RS)
zoom_out_map
13/17 (Divulgação/ Prefeitura de Monte Belo do Sul)
-
14. 16º - Porto Lucena (RS)
zoom_out_map
14/17 (Divulgação/ Prefeitura de Porto Lucena)
-
15. 18º - Santana da Ponte Pensa (SP)
zoom_out_map
15/17 (Prefeitura de Santana da Ponte Pensa)
-
16. 19º - Boa Vista do Sul (RS)
zoom_out_map
16/17 (Divulgação/ Prefeitura de Boa Vista do Sul)
-
17. Os estados mais desiguais do Brasil
zoom_out_map
17/17 (RICARDO LEONI)