Brasil

Oposição pede na PGR que Dilma seja processada

Quatro partidos entraram com representação na Procuradoria Geral da República pedindo que a presidente Dilma seja denunciada ao STF


	Dilma Rousseff: oposição quer que Dilma seja denunciada por crime contra as finanças públicas e de falsidade ideológica
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Dilma Rousseff: oposição quer que Dilma seja denunciada por crime contra as finanças públicas e de falsidade ideológica (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2015 às 19h46.

São Paulo - Quatro partidos de oposição liderados pelo PSDB entraram nesta terça-feira com representação na Procuradoria Geral da República pedindo que o órgão denuncie a presidente Dilma Rousseff ao Supremo Tribunal Federal por crime contra as finanças públicas e de falsidade ideológica.

PSDB, DEM, PPS e SD já haviam anunciado na semana passada que pediriam ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a abertura de ação penal contra a presidente junto ao Supremo por conta das chamadas "pedaladas fiscais", manobra na qual o Tesouro atrasa repasses aos bancos públicos.

Os oposicionistas afirmam que as pedaladas implicam em empréstimo dos bancos públicos ao Tesouro, o que é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

"Na condição de chefe do Poder Executivo, de chefe do governo, a presidente da República estava ciente da ausência de meios causada pela má gestão da economia, e assim, agiu com dolo, ou seja, com a vontade livre e consciente de suprir o caixa do Tesouro com empréstimos indevidos, proibidos pelas diversas normas legais acima mencionadas, criando um superávit fictício", afirma a representação.

A Advocacia-Geral da União nega qualquer irregularidade nas manobras fiscais.

O pedido, feito pelo escritório do advogado Miguel Reali Júnior, a quem o PSDB chegou a encomendar um parecer sobre a possibilidade de impeachment de Dilma, será analisado por Janot, a quem caberá decidir se pede ao STF a abertura de uma ação penal contra a presidente.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffOposição políticaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Governadores do Sudeste e Sul pedem revogação de decreto de Lula que regula uso de força policial

Pacote fiscal: Lula sanciona mudanças no BPC com dois vetos

Governo de SP realiza revisão do gasto tributário com impacto de R$ 10,3 bilhões

Bandeira tarifária de janeiro se mantém verde, sem cobrança extra