Brasil

Determinação do ONS retirou ao menos 2.770 MW de energia

O número leva em consideração as cargas comunicadas pelas empresas AES Eletropaulo, CPFL Energia, Copel, Light, Elektro, CEEE e Celesc


	Energia elétrica: número deve ser mais expressivo, já que várias empresas não divulgaram detalhes sobre corte
 (Adriano Machado/Bloomberg)

Energia elétrica: número deve ser mais expressivo, já que várias empresas não divulgaram detalhes sobre corte (Adriano Machado/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de janeiro de 2015 às 17h14.

São Paulo - A determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS) elétrico que obrigou diversas distribuidoras do país a reduzir a oferta de energia na tarde desta segunda-feira, 19, retirou ao menos 2.770 MW do sistema.

O número leva em consideração as cargas comunicadas pelas empresas AES Eletropaulo (700 MW), CPFL Energia (800 MW), Copel (320 MW), Light (500 MW), Elektro (200 MW), CEEE (100 MW) e Celesc (150 MW).

O número, contudo, deve ser mais expressivo, já que várias empresas não divulgaram detalhes sobre o corte.

É o caso, por exemplo, das duas empresas da EDP Energias do Brasil, EDP Bandeirante e EDP Escelsa. Os dados de restrição da Cemig, Ampla, Celg e CEB também não foram detalhados pelas companhias.

A restrição de fornecimento, segundo apurou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, foi estabelecida conforme previsto no Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac).

O ONS, contudo, ainda não divulgou uma posição oficial a respeito do problema que originou a determinação enviada às distribuidoras e o acionamento do Erac, passadas mais de duas horas após comunicar as empresas sobre a necessidade de reduzir a oferta de energia.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaServiçosEnergiaEletricidadeONS

Mais de Brasil

Fuvest 2026: site passa por instabilidades com divulgação de aprovados

Pedágio dinâmico na Via Dutra multa condutores com débitos pendentes

Corrida eleitoral deve tirar ao menos 20 ministros do governo Lula

Fuvest 2026 divulga primeira lista de aprovados na USP