Brasil

No Rio, Paes e dirigentes do PMDB disputam indicação

O presidente da sigla no Estado do Rio, deputado estadual eleito Jorge Picciani, quer que o candidato seja seu filho


	Eduardo Paes: para ele, o candidato peemedebista ideal é o discípulo Pedro Paulo, deputado federal
 (Tânia Rêgo/ABr)

Eduardo Paes: para ele, o candidato peemedebista ideal é o discípulo Pedro Paulo, deputado federal (Tânia Rêgo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de novembro de 2014 às 10h15.

Rio - As eleições cariocas de 2016 serão realizadas sob o impacto dos Jogos Olímpicos. O PMDB do atual prefeito Eduardo Paes, no poder desde 2009, planeja tirar partido da competição, que acontecerá na cidade dois meses antes do pleito, e do volumoso conjunto de obras que a precede. O nome ainda será definido.

Para Paes, o candidato peemedebista ideal é o discípulo Pedro Paulo, deputado federal. O presidente da sigla no Estado do Rio, deputado estadual eleito Jorge Picciani, quer que o candidato seja seu filho Leonardo Picciani, também deputado federal.

Paes trata Pedro Paulo como o "primeiro-ministro" de sua gestão e considera que tê-lo na prefeitura seria mais benéfico para a tríade com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT). Já Leonardo Picciani argumenta que o partido "não tem dono".

"A disputa é natural. O PMDB tem muitas lideranças e não existe um candidato natural. Claro que o prefeito sairá com alta aprovação. Quanto às Olimpíadas, não tenho dúvidas de que serão os melhores jogos da história e que vão impactar pelo legado para a cidade", disse Picciani.

Outros seis partidos devem lançar candidatos: PT, PSOL, PSB, PR, PRB e PSDB. O único que já parece ter um consenso é o PSOL, com o deputado estadual Marcelo Freixo. No PR e no PRB as escolhas pendem para Clarissa Garotinho, segunda deputada federal mais votada, e para o senador Marcelo Crivella, derrotado por Pezão. No PT, citam-se os nomes do atual vice-prefeito, Adilson Pires, e do deputado federal Alessandro Molon.

O deputado estadual Luiz Paulo Correa da Rocha e o deputado federal Otávio Leite devem ser os tucanos a concorrer internamente à candidatura. No PSB, é forte o nome do senador eleito Romário. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEleiçõesMDB – Movimento Democrático BrasileiroMetrópoles globaisPartidos políticosRio de Janeiro

Mais de Brasil

Rua 25 de março vira palco do Festival da Lua Chinês que promete maior dança do dragão do país

Debate na TV Cultura: veja horário, onde assistir ao vivo e quais candidatos participarão

Como emitir nova Carteira de Identidade em Santa Catarina: passo a passo para agendar online

Silvio Mendes tem 44,1% e Fabio Novo, 40,7%, em Teresina, aponta pesquisa Futura