Brasil

No Rio, avaliação positiva de Lula sobe e negativa cai, diz Futura

Esta é a terceira sondagem do instituto que mediu a popularidade do petista no estado

Lula: presidente tem avaliação negativa no Rio

Lula: presidente tem avaliação negativa no Rio

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 2 de agosto de 2025 às 08h00.

O trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é reprovado pela maioria dos moradores do Rio de Janeiro, segundo pesquisa do instituto Futura Inteligência divulgada em primeiro mão à EXAME neste sábado, 2.

Esta é a terceira sondagem do instituto a medir a popularidade do petista no estado.

O levantamento mostra que 51,5% dos fluminenses reprovam o trabalho de Lula, enquanto 27,4% aprovam. Outros 20,3% avaliam a gestão como regular, e 0,9% não sabem ou não opinaram.

Na comparação com o levantamento anterior, a avaliação negativa do petista teve uma queda de 2,7 pontos percentuais, e a positiva cresceu 4,6 pontos.

Avaliação negativa em todos os recortes

Os piores índices de popularidade de Lula são registrados entre os moradores da região da Costa Verde, onde 65,6% avaliam o governo federal como ruim ou péssimo, e nas Baixadas Litorâneas, com 60,2% de desaprovação.

Os maiores índices de aprovação do governo Lula estão entre pessoas com renda entre 15 e 20 salários mínimos (26,1%), moradores da região da Paraíba (38,2%), mulheres (30,2%) e pessoas com mais de 60 anos (37,3%).

Em todos os recortes, a avaliação negativa supera a positiva.

Pesquisas de avaliação de governo mostram que Lula tem recuperado a popularidade em meio as reações ao tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 

Em estados do Sul e Sudeste, como no Rio de Janeiro, berço eleitoral da família Bolsonaro, Lula encontra dificuldades em melhorar os índices de aprovação desde o início da gestão petista.

A pesquisa Futura foi realizada com 800 entrevistados no estado do Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 21 de julho de 2025. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaPesquisas eleitoraisRio de Janeiro

Mais de Brasil

Câmara aprova urgência de projeto que acaba com a patente do Mounjaro e Zepbound

MP de São Paulo afirma que vai apurar superlotação em bloco de carnaval na Consolação

Anvisa alerta para risco de pancreatite por uso de canetas emagrecedoras sem prescrição médica

Motta diz que iniciará tramitação de PEC que acaba com a escala 6x1