Brasil

Nível do Sistema Cantareira cai para 14,1% da capacidade

O nível dos reservatórios apresentou queda de 0,2 ponto porcentual pelo segundo dia consecutivo nesta quarta-feira


	Sistema de captação de água do sistema de abastecimento Cantareira na represa de Jaguari, em Joanópolis: o Cantareira é responsável por 47% do abastecimento de toda Grande São Paulo 
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Sistema de captação de água do sistema de abastecimento Cantareira na represa de Jaguari, em Joanópolis: o Cantareira é responsável por 47% do abastecimento de toda Grande São Paulo  (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2014 às 11h54.

São Paulo - O nível dos reservatórios do Sistema Cantareira apresentou queda de 0,2 ponto porcentual pelo segundo dia consecutivo nesta quarta-feira, 26, caindo para apenas 14,1% da capacidade total das reservas.

Segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a marca é a pior já registrada desde o início da operação do sistema, em 1974. No ano passado, o mesmo índice era de 61,6%.

O Cantareira é responsável por 47% do abastecimento de toda Grande São Paulo e cerca de 9 milhões de clientes da Sabesp são atendidos pelo sistema.

Para garantir o abastecimento de água na região, a concessionária transferiu o abastecimento de aproximadamente 3 milhões desses consumidores para os sistemas Alto Tietê e Guarapiranga. Desde o início da medida, o volume de água do Alto Tietê diminuiu 8,6 pontos porcentuais e hoje está em 37,9%.

Em meio à crise hídrica, a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (SSRH) anuncia nesta quarta o início da cobrança para captação de água da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.

Um dos objetivos, segundo a pasta, é incentivar o uso racional de água. A medida, que vale também para quem despeja esgoto nos corpos d'água, afeta principalmente as empresas de saneamento básico, como a Sabesp.

O valor que a concessionária será obrigada a pagar pela exploração de água na região ainda não foi divulgado, mas o cálculo terá como base as outorgas concedidas pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e deve considerar a vazão de captação utilizada.

O objetivo da pasta é arrecadar cerca de R$ 24 milhões ainda em 2014 e R$ 40 milhões anuais a partir de 2016. Os recursos devem financiar programas e obras na bacia do Alto Tietê.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaChuvasSecas

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP