Brasil

Não é minha responsabilidade, diz Moro sobre candidatura de Lula

O juiz federal condenou o petista a uma pena de nove anos e seis meses de prisão no caso tríplex, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Moro: "O que acontece fora da Corte não é da minha responsabilidade" (Montagem de Rodrigo Sanches/Site Exame)

Moro: "O que acontece fora da Corte não é da minha responsabilidade" (Montagem de Rodrigo Sanches/Site Exame)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 2 de outubro de 2017 às 18h38.

São Paulo - O juiz Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, disse nesta segunda-feira, 2, que "não é da sua responsabilidade" o fato de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva eventualmente poder se candidatar à Presidência em 2018.

Após almoço no hotel Fasano, em São Paulo, durante o qual foi homenageado pela Universidade Notre Dame com o mesmo prêmio já concedido até à madre Teresa de Calcutá, Moro foi indagado pelo jornalista Philip Reeves da Rádio Pública Americana, sobre como via o fato de alguém condenado por ele, no caso o ex-presidente Lula, poder se candidatar à Presidência e, eventualmente, se eleger.

"Eu sou um juiz fazendo o meu trabalho na Corte, julgando casos. E o que acontece fora da Corte não é da minha responsabilidade."

Moro condenou Lula a uma pena de nove anos e seis meses de prisão no caso triplex, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro supostamente recebido da empreiteira OAS.

Nas mãos do juiz da Lava Jato estão em curso, ainda, outras duas ações penais contra o petista, que nega os ilícitos.

Mesmo condenado a pena tão elevada, Lula apela em liberdade junto ao Tribunal Regional Federal da 4.ª Região - o tribunal da Lava Jato.

Se a Corte federal confirmar a pena imposta ao ex-presidente ele será incluído na Lei da Ficha Limpa, o que poderá impedi-lo de concorrer em 2018.

Acompanhe tudo sobre:PT – Partido dos TrabalhadoresOASOperação Lava JatoLuiz Inácio Lula da SilvaEleiçõesSergio MoroEleições 2018

Mais de Brasil

Defensoria Pública do DF abre procedimento para apurar saúde de Bolsonaro na prisão

Após série de ligações, Lula comemora acordo Mercosul-UE com primeiro-ministro de Portugal

Temporal em SP deixa 56 mil imóveis sem luz; Prefeitura emite alerta para zona leste

Lula nomeia Wellington Lima e Silva como novo ministro da Justiça