Brasil

Passe Livre faz passeata em SP contra reajuste da tarifa

Desde o início do ano, 6 outros atos contra o reajuste fecharam terminais de ônibus e metrô, e uma nova manifestação está marcada para a tarde desta segunda


	Movimento Passe Livre (MPL) contra o aumento da tarifa: desde o início do ano, 6 outros atos contra o reajuste fecharam terminais de ônibus e metrô, e uma nova manifestação está marcada para a tarde desta segunda
 (Paulo Pinto/Fotos Públicas)

Movimento Passe Livre (MPL) contra o aumento da tarifa: desde o início do ano, 6 outros atos contra o reajuste fecharam terminais de ônibus e metrô, e uma nova manifestação está marcada para a tarde desta segunda (Paulo Pinto/Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de janeiro de 2016 às 10h51.

São Paulo - Um novo protesto contra o aumento da tarifa de transporte metropolitano passou por ruas e avenidas no centro de São Paulo durante a manhã desta segunda-feira, 18.

Uma entrada do Terminal Parque Dom Pedro II foi bloqueada por cerca de 15 integrantes do Movimento Passe Livre (MPL). Os manifestantes seguiram em passeata até a região do Vale do Anhangabaú.

Desde o início do ano, seis outros atos contra o reajuste fecharam terminais de ônibus e estações de metrô durante as manhãs, e uma nova manifestação está marcada para a tarde desta segunda-feira.

A partir das 7 horas, o Terminal Parque Dom Pedro ficou com a entrada norte bloqueada por cerca de uma hora. Segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), a operação do terminal não foi prejudicada, pois o portão sul foi usado para entrada e saída de ônibus.

O Viaduto Diário Popular, que passa sobre a Avenida do Estado em direção ao centro, ficou completamente congestionado por causa do bloqueio.

Com três faixas com frases contra o reajuste, os manifestantes passaram pela Rua 25 de Março, pelas Avenida Senador Queirós e Prestes Maia e pela Rua Líbero Badaró. Uma transmissão ao vivo por meio de vídeo e fotos nas redes sociais acompanhou a manifestação, que terminou por volta das 10 horas no Viaduto do Chá. Nas mensagens postadas na internet, os militantes chamam para novos atos que devem acontecer durante a semana.

Está marcado um novo protesto na Estação Butantã às 17h30 desta segunda-feira. Na terça-feira, 19, o MPL planeja fazer o quarto grande ato contra o aumento da tarifa no cruzamento das Avenidas Faria Lima e Rebouças, na zona oeste da capital.

O reajuste da tarifa, de R$ 3,50 para R$ 3,80, foi anunciado pelo prefeito Fernando Haddad (PT) e pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em dezembro, e passou a valer no dia 9 de janeiro.

Acompanhe tudo sobre:Bilhete Únicomobilidade-urbanaMovimento Passe LivreReajustes de preçosSaláriosTarifasTransporte público

Mais de Brasil

Gramado suspende desfile de "Natal Luz" após acidente aéreo

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo em Gramado

Quem foi Luiz Galeazzi, empresário morto em queda de avião em Gramado

Em SP, 65.000 seguem sem luz e previsão é de chuva para a tarde deste domingo