Brasil

Motorista poderá entrar digitalmente com recurso contra multa em SP

A Prefeitura de SP anunciou que o Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) vai passar a receber os recursos contra multa de trânsito via internet

Multas: A indicação de condutor também poderá ser feita pelo site (Marcos Santos/USP Imagens/Divulgação)

Multas: A indicação de condutor também poderá ser feita pelo site (Marcos Santos/USP Imagens/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de dezembro de 2018 às 18h58.

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira, 20, que o Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) vai passar a receber os recursos contra multa de trânsito pelo portal DSV digital. Também poderá ser feita a indicação de condutor pelo site.

Segundo a Prefeitura, a iniciativa vai diminuir os prazos e auxiliar no combate a corrupção. "Cada vez que a gente avança na informatização a gente diminui a corrupção na cidade. Não há a menor dúvida que a corrupção é irmã siamesa da burocracia", destacou o prefeito Bruno Covas.

A indicação de condutor e a defesa da autuação podem ser feitas por pessoas física e jurídicas.

A estimativa é de que a mudança poderá acelerar o prazo de análise dos recursos. A Prefeitura diz que, pelo portal, o processo poderá ser concluído em 30 dias corridos. É um trâmite que leva quatro meses, em média, quando feito presencialmente em um dos postos de atendimento do DSV ou pelos Correios.

Já a análise da indicação de condutor, quando recebida manualmente, leva cerca de dois meses para ser processada. Pelo portal, a Prefeitura diz que vai levar 10 dias.

O processo só é concluído depois de o Detran-SP validar os documentos e efetuar a transferência da pontuação.

Parcelamento

Covas também anunciou nesta quinta a possibilidade de se realizar o parcelamento de multas no cartão de crédito. A mudança era prevista em resolução publicada em julho pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que liberou os órgãos de trânsito dos estados e municípios a receberem pagamento de multas de trânsito e impostos relacionados aos veículos por meio de cartão de crédito. Assim, as multas poderão ser parceladas.

Acompanhe tudo sobre:Bruno CovasCorreiosTrânsito

Mais de Brasil

SP ainda tem 36 mil casas sem energia neste domingo

Ponte que liga os estados de Tocantins e Maranhão desaba; veja vídeo

Como chegar em Gramado? Veja rotas alternativas após queda de avião

Vai viajar para São Paulo? Ao menos 18 praias estão impróprias para banho; veja lista