Brasil

Moro retoma inquéritos contra Lula após três meses

Após decisão do Supremo Tribunal Federal, Sergio Moro volta a despachar sobre inquéritos de investigação de Lula


	Sérgio Moro: juiz federal retomou inquéritos contra Lula após três meses
 (Nacho Doce / Reuters)

Sérgio Moro: juiz federal retomou inquéritos contra Lula após três meses (Nacho Doce / Reuters)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 25 de junho de 2016 às 16h40.

São Paulo – O juiz federal Sérgio Moro retomou as investigações sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dentro da Operação Lava Jato. A retomada chega após três meses de paralisação, que havia sido decretada pelo Supremo Tribunal Federal após questionamentos de se a força-tarefa tinha competência para cuidar do caso.

A retomada de Moro foi noticiado pelo jornal O Estado de S. Paulo. Nesta sexta-feira, o juiz federal recebeu de volta do STF os processos contra Lula e determinou que eles deverão tramitar em sigilo entre “Ministério Público Federal autoridade policial”. A decisão de devolver o processo a Moro foi tomada há duas semanas pelo ministro Teori Zavascki, do STF.

Neste primeiro despacho após a retomada do processo, Moro ordenou que as defesas renovem pedidos que haviam sido feitos ao STF, desta vez à Justiça Federal no Paraná, onde ele fica.

No mesmo despacho, Moro reforçou a decisão do STF de que as gravações feitas que envolviam uma conversa entre Lula e a presidente afastada Dilma Rousseff fossem invalidadas. A decisão havia sido tomada também pelo ministro Zavascki.

Entre os crimes investigados e que teriam sido cometidos por Lula estão corrupção e lavagem de dinheiro.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffLuiz Inácio Lula da SilvaOperação Lava JatoPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSergio MoroSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Quem são as vítimas da queda de avião em Gramado?

“Estado tem o sentimento de uma dor que se prolonga”, diz governador do RS após queda de avião

Gramado suspende desfile de "Natal Luz" após acidente aéreo

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo em Gramado